in

Levi ‘abraça’ a causa da saúde mental

Vereador se reuniu com coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde

jno

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), é autor do projeto de lei que institui oficialmente o Janeiro Branco em Nova Odessa. O primeiro mês do ano é dedicado às questões da saúde mental e, de acordo com o projeto, os gestores públicos deverão promover ações educativas relacionadas ao tema.

Levi destaca que a saúde mental é um assunto de que precisa de atenção, principalmente com o aumento dos casos de depressão e outras doenças, e defende a implantação de um núcleo especializado para esse tipo de atendimento no município.

“Precisamos de um centro de apoio, com atendimento psicológico e psiquiátrico, mas também com atividades como fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, enfim, um atendimento que vá além da receita com o medicamento controlado e passe a tratar esse paciente de forma a integrá-lo à sociedade sem a dependência de medicação”, explicou o vereador.

Hoje Levi esteve reunido com a psicóloga Marlei da Cunha, que está coordenando as ações de saúde mental no município. Ela afirmou que a Secretaria de Saúde conta hoje com três psicólogos para o atendimento público e que o número de pacientes tem crescido muito. “E vai aumentar ainda mais com os efeitos da pandemia. Temos pacientes que precisam de acompanhamento pós-Covid e temos os pacientes que precisam enfrentar o luto trazido pela doença”, explicou a psicóloga.

Marlei ainda falou da necessidade de implantação de uma ala psiquiátrica para atendimento de emergência no Pronto-Socorro do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. “Hoje estamos com cinco pacientes psiquiátricos no pronto-socorro à espera de vagas em hospitais de referência e essas vagas demoram a sair”, afirmou. Outro problema, segundo a coordenadora, é a possibilidade de evasão de pacientes, já que o hospital não tem estrutura para esse tipo de atendimento.

Uma das ações para ampliar o atendimento psicológico foi tomada por um grupo de 12 psicólogos voluntários que estão atendendo no Ambulatório de Especialidades, a cada 15 dias, sempre aos sábados, das 8h às 12h. “É uma consulta de emergência, para quem precisa desse atendimento”, explicou Marlei, que coordena os trabalhos.

Levi se colocou à disposição para ajudar na intermediação de recursos que possam viabilizar a ampliação das ações relacionadas à saúde mental na cidade. “Entendo que precisamos ampliar e melhorar esse atendimento e estou à disposição para auxiliar no que estiver ao meu alcance”, disse.

O projeto que cria o Janeiro Branco no município está tramitando nas comissões e deve entrar na pauta das próximas sessões da Câmara de Nova Odessa.