in

Leitinho declara luto oficial pelo falecimento do ex-vereador Áureo; velório é no Paço

Segundo a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Odessa, Áureo foi vereador por sete mandatos consecutivos

leitinho-declara-luto-oficial-pelo-falecimento-do-ex-vereador-aureo-velorio-e-no-paco-jno

Faleceu na noite da segunda-feira (25) de causas naturais, aos 83 anos, o ex-vereador por sete mandatos consecutivos (de 1977 a 2008) em Nova Odessa, Áureo Nascimento Leite. Em razão da perda, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), declarou-se profundamente triste, manifestou seus pêsames à família do amigo e decretou Luto Oficial por três dias na cidade.

O velório do ex-vereador, ex-jogador de futebol, ex-industriário aposentado e Cidadão Novaodessense (2012) aconteceu nesta terça-feira, das 10h às 13h, no saguão do Paço Municipal, e seguiu a normas sanitárias e de distanciamento social, com limite de entrada do público para evitar aglomerações. Áureo foi sepultado em seguida no Cemitério Municipal.

No último dia 02 de janeiro, logo após assumir o cargo, o prefeito Leitinho fez uma visita ao colega Áureo, com quem “dividiu” seu primeiro mandato de quatro como vereador na cidade, entre 2005 e 2008 – e depois novamente em 2011, quando Áureo chegou a assumir temporariamente uma cadeira na Casa enquanto suplente.

“Áureo, que foi vereador por oito mandatos, marca que dificilmente alguém vai alcançar, contribuiu para o desenvolvimento de Nova Odessa e, detalhe, sempre atuava de maneira bem elegante. Que Deus o abençoe e conceda melhoras para a sua saúde. Estarei em oração por você Áureo”, escreveu o chefe do Executivo em suas redes sociais na ocasião.

CÂMARA

Segundo a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Odessa, Áureo foi vereador por sete mandatos consecutivos, e presidente da Câmara por cinco vezes, sempre pelo MDB/PMDB. Em 2012, recebeu da Casa o título de cidadão novaodessenses.

A primeira legislatura em que ele autuou foi de 1977 até janeiro de 1983. A segunda, de fevereiro de 1983 até dezembro de 1988. A partir de janeiro de 1989, os mandatos dos parlamentares passaram a ser de quatro anos. Áureo ainda foi vereador nas legislaturas 1989/1992, de 1993/1996, de 1997/2000, de 2001/2004 e de 2005/2008. Na 12ª legislatura, de 2009 a 2012, assumiu como suplente de 2011 a 2012, num total de 35 anos como vereador na cidade.

O atual presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, lamentou o falecimento. “O Áureo faz parte da história de Nova Odessa. Como vereador sempre foi muito fiel ao seu grupo político, mesmo nas maiores adversidades. Essa fidelidade com certeza é sua marca registrada e serve de lição para todos nós”, afirmou.

Oseias Domingos Jorge é vereador em exercício e sobrinho de Áureo. “Sou muito grato ao meu tio por todos os ensinamentos que recebi e por ele ter me reconhecido como seu sucessor. É com esse sentimento de gratidão que vou dar continuidade ao trabalho dele, sempre com muito respeito pela população de Nova Odessa”, disse Oseias.

HISTÓRICO

Áureo nasceu em Elias Fausto, em 24 de agosto de 1937. Casou-se com 20 anos, com Olga Candido Leite, com quem teve cinco filhos: Anabel, Ana Lúcia, Ana Glória, Raquel e Paulo Henrique. Orgulhava-se por ter trabalhado em apenas três empresas ao longo de sua vida profissional. Ele começou em 1972, na Têxtil Nova Odessa. Posteriormente, trabalhou na 3M e se aposentou pela Roberto Bosch do Brasil.

Ingressou na política em 1976, a convite do ex-prefeito Manoel Samartin, quando este era vice-prefeito de Simão Welsh. Na condição de vereador, Áureo Nascimento Leite participou ativamente do crescimento e do desenvolvimento de Nova Odessa, apresentando e aprovando projetos de leis, requerimentos, moções e indicações.

Como presidente, realizou alterações na estrutura da Câmara visando o bom funcionamento do Poder Legislativo. Ampliou o espaço físico da Câmara no ano de 2003 para acomodar os vereadores em gabinetes individualizados. Antes disso, os quinze vereadores dividiam salas no prédio localizado na Rua Pedro Bassora.

Também implantou estacionamento para abrigar os veículos oficiais e os automóveis dos servidores da Câmara. Adquiriu equipamentos de Informática para modernizar a estrutura do Legislativo e, em consequência, melhorar o atendimento prestado à população.

Sempre valorizou e reconheceu o trabalho prestado pelo funcionalismo. No exercício da presidência, ofereceu diversos cursos de capacitação aos servidores, implantou um refeitório e buscou os melhores índices inflacionários para concessão de revisão geral anual. Orgulhava-se de nunca ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas. Também exerceu a presidência do Polo Legislativo do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas).