in

Leitinho aprova terceiro loteamento em apenas sete meses de governo

Jardim das Videiras, de altíssima densidade, terá 315 lotes; em maio, prefeito já havia publicado decreto autorizando dois outros empreendimentos com quase 900 lotes

leitinho-aprova-terceiro-loteamento-em-apenas-sete-meses-de-governo-jno

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), assinou nesta semana decreto aprovando a instalação do terceiro loteamento em apenas sete meses de seu governo. O Jardim das Videiras, classificado como de “altíssima densidade”, terá 315 lotes e fica na região da Avenida Gonçalo, numa área de 120,3 mil metros quadrados pertencente à empresa Água Branca Construtora e Incorporadora. Em maio passado, Leitinho já havia aprovado os empreendimentos Jardim Flamboyant e Parque Villa América Nova Odessa (que também pertence à Água Branca), que, juntos, totalizam perto de 900 terrenos.

O decreto que autoriza a implantação do Jardim das Videiras foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (27). No documento, o governo Leitinho ressalta que a destinação do novo loteamento será de uso “residencial de interesse social”, cuja metragem mínima dos terrenos é de 200 metros quadrados. A loteadora ficará responsável pelas obras de infraestrutura no prazo de 24 meses.

A aprovação de loteamento no governo Leitinho vem gerando enorme polêmica em Nova Odessa, já que o atual prefeito sempre criticou, ao longo de boa parte de seus três mandatos como vereadores e também durante a campanha eleitoral do ano passado, o processo de expansão urbana.

Em fevereiro deste ano, Leitinho, determinou, via decreto municipal número 4.358/21 a suspensão por 120 dias da aprovação de novos empreendimentos imobiliários habitacionais no município. Na ocasião, a prefeitura informou que o objetivo era “ganhar tempo para analisar calmamente o impacto dessas novas unidades na infraestrutura urbana e na capacidade de atendimento da atual e futura população da cidade”. Vale ressaltar que os empreendimentos estão sendo aprovados sem levar em consideração questões como a revisão do plano diretor, ainda em análise na Câmara, e a nova revisão do Plano Municipal de Saneamento.

A reportagem do Jornal de Nova Odessa solicitou um posicionamento pessoal do prefeito Leitinho sobre a aprovação deste terceiro loteamento em apenas sete meses de governo, levando em consideração o histórico de críticas a chegada de novos empreendimentos na cidade, mas ele não se manifestou.

Por meio de release disparado à imprensa após ser questionada pelo JNO, a prefeitura disse a aprovação do loteamento garante as contrapartidas necessárias para viabilizar a construção de uma nova represa para o abastecimento. “Além de ampliar a capacidade de reservação de água bruta da cidade em até 20%, a obra vai incluir também um novo parque linear com pista de caminhada, ciclovia e paisagismo no entorno da nova represa, que será formada pelas águas das nascentes dos córregos Capuava e Piconi, entre outras fontes menores”.