Crítico voraz do desenvolvimento habitacional em Nova Odessa ao longo de seus quatro mandatos como vereador, o prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, aprovou nesta segunda-feira o quinto loteamento na cidade em apenas um ano e meio de governo, o segundo apenas neste mês. O Jardim Reserva do Bosque terá 90 lotes destinados a imóveis de alto padrão e terá sua entrada pela Rua Júlio Marmile, no Jardim de Éden, nas imediações da Avenida Rodolfo Kivitz. No início de julho, Leitinho já havia autorizado a implantação do Village Di Capri, condomínio de luxo com 110 residências, ao lado do Residencial Imigrantes, com entrada pela Avenida Eddy de Freitas Crissiúma.
O decreto 4.587, de 21 de julho, foi publicado por Leitinho na edição de ontem do Diário Oficial do Município. O loteamento tem área total de 85,3 mil metros quadrados e as obras de implantação devem ser iniciadas no prazo máximo de dois anos.
A aprovação de mais um loteamento em Nova Odessa contradiz a postura adotada pelo hoje prefeito enquanto esteve ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores. No Legislativo, Leitinho sempre foi um feroz crítico da expansão habitacional na cidade, usando sempre como argumento uma possível crise hídrica com a implantação de novos loteamentos.
Na campanha eleitoral de 2020, por exemplo, Leitinho afirmou que o município enfrentaria falta d’água em razão do aumento populacional, o que nunca aconteceu. Pelo contrário, mesmo com a escassez de chuvas neste período do ano, a Coden Ambiental já descartou qualquer possibilidade de rodízio de água na cidade, uma vez que as reservas nas represas municipais são satisfatórias. Outra tese defendida pelo então vereador e hoje prefeito na Casa de Leis é em relação “já estrangulado” sistema viário. E mesmo assim, os dois últimos empreendimentos liberados por Leitinho ficam bem próximos um do outro, na região da Avenida Rodolfo Kivitz.
LISTA. Desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro do ano passado, Leitinho já aprovou os loteamentos Jardim Flamboyant, Jardim das Videiras e o Parque Villa América e autorizou a implantação do Village Di Capri. Somados, eles representam mais de 1,3 mil lotes. Com o Jardim Reserva do Bosque, esse número sobe para quase 1,4 mil.