Lançado recentemente “Projeto Fênix – Transformando Vidas” já é referência na região

O projeto é uma rede de apoio a adolescentes e jovens novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município

Na manhã de ontem, dia 7, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, esteve na redação do Jornal de Nova Odessa para falar sobre o Projeto Fênix – Transformando Vidas. Com voz orgulhosa, Andrea se emocionou ao falar do projeto que tem abraçado tantas crianças e adolescente. “Quando você coloca amor tem continuidade, tem direção e tem futuro”, disse a primeira-dama.

JNO – Como surgiu o Projeto Fênix e qual principal objetivo?

Andréa Souza – Sou mãe de dois adolescentes, tenho sobrinhos e conhecidos que frequentam a escola, então quando você tem conhecimento dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes nesta fase escolar, como depressão, ansiedade, traumas, distúrbios alimentares, problemas com drogas entre outros, é claro que você se preocupa. Então quando surgiu a ideia de um projeto que acolhesse esses jovens eu imediatamente abracei essa ideia e comecei a estudar a melhor forma de aplicá-lo na realidade do nosso município. Foi ai que foram surgindo profissionais qualificados como psicólogos, psicanalistas, professores, e muitos outros que nos guiaram até a formação do Projeto Fênix.

Houve algum tipo de dificuldade para tornar o projeto realidade?

Não tivemos dificuldade para a implantação, inclusive, os próprios professores estavam pedindo ajuda para lidar com os diferentes tipos de problemas que enfrentam as crianças e adolescentes – e que muitas vezes afetam, principalmente, a vida escolar, e o projeto possibilitou uma ferramenta para os profissionais lidarem com esses alunos.

Que resultados você citaria?

Eu vejo a transformação e mudança de comportamento dos alunos. O aluno que antes estava pichando o muro da escola ou até mesmo jogando pedra para quebrar a vidraça de uma unidade escolar, hoje direciona a sua energia e habilidade onde realmente importa, ele se sente importante e valorizado. Porque o projeto possibilita esse acolhimento, seja na música, no grafite ou até mesmo dentro das palestras, onde ele é ouvido.

Em pouco tempo o Projeto cresceu e já tem inúmeras ações em andamento, com bastante voluntários envolvidos. Como você avalia essa expansão?

A princípio eu pensei que fossemos fazer um projeto piloto, apenas em uma escola, só que depois foi tomando uma proporção de pessoas querendo participar e se disponibilizando em levar para as demais escolas, que eu fiquei surpresa e muito feliz em saber que o projeto pode alcançar muito mais vidas.

Como idealizadora qual a sua mensagem para as pessoas envolvidas neste projeto?

A minha força foi mobilizar as pessoas, mas cada um é parte importante. Não é um projeto da Andréa, é o “Projeto Fênix”, onde têm pessoas com um olhar de amor para o próximo. Tanto as pessoas que estão envolvidas para fazer o bem, como os alunos que estão recebendo esse bem, os professores que abraçaram a causa e os pais que depositaram sua confiança nesses profissionais, todos eles formam o Projeto Fênix. Sou muito grata a todos os envolvidos e agradeço a Deus por ter colocado pessoas boas no nosso projeto. A palavra aqui é: Gratidão!

O PROJETO. Consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a problemas como depressão, medos, traumas e uso de drogas lícitas e ilícitas, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.

ATIVIDADES. O Projeto Fênix conta também com oficinas de artesanato, coral, fanfarra, grafite e artes marciais. A iniciativa é resultado de uma parceria com diversas secretarias municipais, empresas e um grupo de 50 voluntários. Consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a diversas situações, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.