in

Justiça Eleitoral condena sindicalistas

Sentença foi de abuso de poder econômico na disputa pelas eleições municipais do ano passado

O presidente do SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa), Adriano do Carmo Rosa, e o sindicalista Wladiney Pereira Brigida, o Polaco, foram condenados pela Justiça Eleitoral de Nova Odessa ao pagamento de multa no valor de cerca de R$ 15 mil por abuso de poder econômico na disputa pelas eleições municipais do ano passado.
Polaco foi candidato a vereador e ficou como suplente de Carol Moura (PTN). A ação, que pedia também a inelegibilidade de Carmo e Polaco, foi proposta pelos partidos PP e PSB, com denúncia de uso indevido do prédio do sindicato para divulgação de propaganda eleitoral em favor de Polaco, que foi candidato pelo SDD.
Na decisão, o juiz eleitoral Gabriel Baldi de Carvalho concluiu que vídeos gravados na sede do sindicato foram usados como propaganda. “Tal conduta confirmou inequívoco abuso de poder econômico”, ressaltou.
Os partidos também solicitaram a cassação da diplomação de Polaco e a declaração de inelegibilidade de ambos. Os dois pedidos foram negados pela Justiça porque o entendimento é de que o ato “não foi dotado de grande gravidade”.
“Não se sabe o alcance que referidos vídeos tiveram, tampouco foi algo feito com frequência – ao menos não há prova nos autos nesse sentido, muito menos se demonstrou que tivesse grande potencialidade lesiva ao pleito”, justifica.
Para determinação da multa foi determinante o depoimento de testemunhas, que comprovaram ser aquele local dos vídeos a sede do sindicato.

RESPOSTA
Em contato com a advogada de defesa do presidente do SSPMANO, Adriano do Carmo Rosa, ela esclareceu que o sindicalista já entrou com um recurso contra a decisão do juiz. Segundo a advogada Ana Paula Caricilli, a estrutura do Sindicato não foi utilizada pelo servidor Wladiney Pereira Brigida, o Polaco. “Estamos alegando e, comprovando que a estrutura não foi utilizada”, esclareceu a advogada.
Procurado, Wladiney Pereira Brigida, o Polaco, não foi encontrado para comentar a decisão do juiz.