in

Judiciário promove hoje a 3ª jornada online do Plano da 1ª Infância de Nova Odessa

O evento integra o Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você afinado com seu filho), da Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa e promove o desenvolvimento infantil através de ações que estimulem a prática de habilidades parentais saudáveis na Primeira Infância.

judiciario-promove-hoje-a-3a-jornada-online-do-plano-da-1a-infancia-de-nova-odessa-jno
O processo é conduzido pela juíza da 2ª Vara de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, idealizadora do Projeto AFIN.

O Poder Judiciário de Nova Odessa promove nesta quarta-feira (17/11), a partir das 19h30, o terceiro encontro online da Jornada de Debates sobre o processo de elaboração do “Plano Municipal da Primeira Infância – Dialogando para Transformar, para a salvaguarda das próximas gerações”, com transmissão ao vivo pela plataforma Teams. O convite é extensivo a toda a comunidade novaodessense, não apenas aos profissionais que atendem crianças em seu cotidiano.

O evento integra o Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você afinado com seu filho), da Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa, que conta com apoio institucional dos Poderes Executivo e Legislativo do Município e promove o desenvolvimento infantil através de ações que estimulem a prática de habilidades parentais saudáveis na Primeira Infância.

Os palestrantes desta quarta-feira são Adriana Alvarenga, coordenadora do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância) no Estado de São Paulo, e o psicólogo Ivan Roberto Capelatto, que ajudarão os participantes a refletir sobre questões essenciais para a implantação do Plano da Primeira Infância em Nova Odessa – e outros municípios.

“Venha conosco nessa importante caminhada para a transformação da realidade da Infância em sua cidade. Afinal de contas, uma Infância feliz é um direito e dever de todos nós”, escreveram os organizadores da jornada no convite eletrônico para o evento. As inscrições, também online, podem ser feitas gratuitamente no endereço https://www.projetoafin.org/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto, o https://www.projetoafin.org/.

Adriana Alvarenga é formada em Advocacia e Políticas Públicas pela FGV, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UNB, bacharel em Comunicação Social e coordenadora do Unicef em São Paulo. Há 20 anos, atua na área da Infância, em liderança na implementação de programas, parcerias com organizações da sociedade civil, governos e setor privado.

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas e com formação em Psicanálise pela Clínica Santa Fé e Comunidade Terapêutica – Enfance, Ivan Roberto Capelatto é professor convidado do curso de Terapia Breve Familiar do The Milton H. Erickson Foundation Inc., com experiência no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes do TST e do TRT-15.

As jornadas de debates vêm acontecendo mensalmente, tiveram início com um webinário em junho em que os palestrantes falaram da importância da Primeira Infância para a transformação social do país e entraram em seguida na atual fase de encontros mensais para tratar especificamente da construção do Plano Municipal. O processo é conduzido pela juíza da 2ª Vara de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, idealizadora do Projeto AFIN.

“Nova Odessa já conta com um projeto de lei que está na Câmara para ser aprovado que vai dar base ao Plano Municipal, e nessa conjuntura de sensibilização intensa das lideranças políticas, dos atores sociais e da comunidade em geral, bem como da rede de garantias, estamos construindo juntos esse trabalho. Essa palestra vai nos ajudar a conversar com a sociedade”, explicou recentemente a magistrada.

A iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo conta com parceria do Ministério Público, Subseção da OAB de Nova Odessa, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados do Estado, Prefeitura de Nova Odessa, Câmara Municipal de Vereadores, Instituto Alana e do Núcleo de Pesquisas da Primeira Infância da USP.

Mais informações em www.projetoafin.org, https://www.instagram.com/projeto_afin/ e em https://www.facebook.com/afetonainfancia/. O canal do Projeto AFIN no Youtube é o https://www.youtube.com/channel/UCYnnZiihZqAz0jJid4Z2r1w.