in

Jovens do SOS conhecem como funciona o tratamento de esgoto em Nova Odessa

A Coden recebe agendamento no Programa de Visitas Monitoradas à ETE Quilombo

Um grupo de 44 jovens, estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) de Nova Odessa, realizou na tarde desta terça-feira (18) uma visita monitorada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. Eles puderam conhecer como funcionam todos os processos de tratamento, pelo ‘Programa de Visitas Monitoradas na ETE Quilombo’.

Os jovens foram recebidos pelo técnico em Química e ajudante na ETE Quilombo, Idemar Aparecido Gianini. O objetivo da visita foi proporcionar aos cidadãos o contato para conhecer para onde são levados todos os efluentes domésticos de esgoto coletados no município e os tratamentos adequados, até a devolução do resíduo na forma de água límpida ao Ribeirão Quilombo.

O ‘Programa de Visitas Monitoradas’ é desenvolvido pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto. Desde meados de 2015 o município não lança mais no ribeirão o esgoto domiciliar e os efluentes industriais sem o adequado tratamento. O município atualmente coleta 98% de todo o esgoto gerado no município e trata 100% do mesmo.

“O objetivo é que a população tenha acesso aos processos realizados para tratar todo o esgoto e a importância disso para o meio ambiente e a sociedade toda”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza. Dentro da ETE Quilombo, os visitantes também se depararam com o barracão que está sendo construído para realizar a compostagem do lodo gerado nos processos.

O material será secado e reaproveitado com a fabricação de composto orgânico para adubar praças e jardins, ao invés de ir para aterro sanitário. “Costumamos receber visitas de alunos de escolas públicas e privadas do município, além de especialistas e grupos. Agora foi ampliado para outro público, a chamada ‘Educação Não-Formal’”, completa o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

A professora responsável pelo IEC (Informação, Educação e Comunicação), Méria Brito de Jesus, também esteve acompanhando o grupo do SOS. Os interessados em agendar as visitas monitoradas na ETE Quilombo podem entrar em contato por email com a Assessoria de Comunicação da Coden – [email protected].