in

‘Janeiro Branco’ termina nesta 6ª-feira com plantio de ipê em frente à Prefeitura de Nova Odessa

jno

A Campanha “Janeiro Branco”, desenvolvido pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa, tem seu encerramento nesta sexta-feira (29/01), às 9h, com o plantio de uma muda de ipê branco em frente à Prefeitura – na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro. O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, confirmou sua presença na atividade. O “Janeiro Branco” busca difundir a psicoeducação da população e contribuir com a disseminação mundial de uma cultura de saúde mental.

Ao longo desta semana, a coordenação do CAPS está realizando uma série de bate-papo com os usuários e servidores das seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “A ideia central é aproveitar a simbologia do início de ano para inspirar as pessoas a (re)pensarem sobre os sentidos e os propósitos das suas existências individuais e coletivas. Por conta da pandemia estamos realizando o bate-papo com poucas pessoas, para não aglomerar, e aproveitamos para deixar um panfleto sobre a simbologia do ‘Janeiro Branco’. A receptividade esta sendo super positiva”, comemorou a coordenadora do CAPS, Marina Foureaux Barbosa.

Nesta quinta-feira (28/01) as Unidades Básicas de Saúde IV (Jardim São Francisco) e VI (Jardim Marajoara) serão visitadas às 9h e 11h, respectivamente.

O secretário municipal de Saúde, Dr Nivaldo Luís Rodrigues, destacou que “campanhas como essa são de extrema importância para divulgar o trabalho desenvolvido pelo CAPS e a difundir o conhecimento sobre a saúde mental” na cidade.

“É preciso disseminar cada vez mais o conhecimento acerca do tema e, para isso, o CAPS mobilizará a Rede Municipal de Saúde para que possamos alcançar um público cada vez maior, sensibilizando usuários, servidores e a comunidade em geral, a Campanha visa mostrar às pessoas a necessidade cada vez maior de se tratar assuntos ligados ao psicológico do ser humano”, afirma Nivaldo.

PROGRAMAÇÃO FINAL:

Dia 28/01
9h – Unidade Básica de Saúde IV – Rua Louis Francescon, nº 65, Jardim São Francisco
11h – Unidade Básica de Saúde VI – Rua Aurélia de Paula Belinatti, nº 69, Jardim Marajoara

Dia 29/01
9h – Plantio de Ipê Branco, alusivo à campanha “Janeiro Branco” – Prefeitura de Nova Odessa – avenida João Pessoa, nº 777, Centro