in

‘Janeiro Branco’ da Saúde Mental é encerrado com plantio de ipê na Prefeitura de Nova Odessa

O prefeito cumprimentou todas as pessoas presentes na atividade e ressaltou a importância de se discutir o tema em sociedade

janeiro-branco-da-saude-mental-e-encerrado-com-plantio-de-ipe-na-prefeitura-de-nova-odessa-jno

O plantio de um ipê branco na área verde ao lado do prédio da Prefeitura de Nova Odessa, na sexta-feira (29/01) cedo, encerrou oficialmente a edição 2021 da Campanha “Janeiro Branco”, o mês de conscientização sobre a Saúde Mental. Organizada pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa, atividade contou com a presença do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e do secretário municipal de Saúde, Dr Nivaldo Luís Rodrigues.

O prefeito cumprimentou todas as pessoas presentes na atividade e ressaltou a importância de se discutir o tema em sociedade. “Quero aqui parabenizar cada um de vocês pela iniciativa de se realizar a Campanha ‘Janeiro Branco’. Tocar nesse tema é poder, muitas vezes, ajudar o próximo e salvar vidas. No passado não existia esse trabalho de acolhimento e muitos pacientes acabavam internados em hospitais psiquiátricos e manicômios. Graças a Deus que nossa cidade possui um CAPS e lá pessoas são acolhidas e vidas são salvas. Nossa Administração será pautada, especialmente, com esse objetivo: cuidar de vidas”, afirmou Leitinho.

Durante o plantio, a coordenação do CAPS convidou a dupla Manoelito e Ana Paula para entoar algumas canções. “A música possui um poder de encantamento natural e de transmissão de energia boa. Agradecemos os músicos que disponibilizaram o seu tempo a estar conosco nesse Pacto pela Saúde Mental da nossa cidade”, destacou a coordenadora do CAPS Marina Foureaux Barbosa.
Ao longo da semana, as seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberam a visita dos servidores do CAPS, onde foi realizado um bate papo com os pacientes presentes e profissionais da unidade. Panfleto alusivo ao “Janeiro Branco” também foram distribuídos.

“É preciso disseminar cada vez mais o conhecimento acerca do tema e, para isso, o CAPS mobilizou a Rede Municipal de Saúde para que possamos alcançar um público cada vez maior, sensibilizando usuários, servidores e a comunidade em geral, a Campanha visou mostrar às pessoas a necessidade cada vez maior de se tratar assuntos ligados ao psicológico do ser humano”, finalizou o secretário de Saúde Dr Nivaldo.

“Quero agradecer a Deus que em Nova Odessa a gente tem profissionais como vocês na Saúde Mental, que se importam com as pessoas, com o ser humano, com a vida. Nossa missão na Prefeitura é cuidas de vidas e da cidade. Daqui a 10, 20 anos, quero lembrar com orgulho que eu estava aqui hoje neste momento histórico para a Saúde Mental. A minha gestão está de portas abertas para novos projetos do CAPS”, completou o prefeito Leitinho.