Incêndio atinge viveiro municipal no bairro Guarapari

Chamas começaram no sábado à noite e foram controladas, mas fumaça permanece

incendio-atinge-viveiro-municipal-no-bairro-guarapari-jno

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Viveiro Municipal, que fica em uma área pública no bairro Guarapari, no início da noite do último sábado. Apesar dos esforços de bombeiros, Defesa Civil e voluntários, a fumaça ainda tomava conta do local na tarde de ontem.

A causa do incêndio é apontada, pela prefeitura, como ação humana intencional, e as chamas teriam iniciado fora do viveiro. Durante a noite de sábado, as chamas atingiram uma área de 3 a 4 mil metros, num espaço onde eram descartados restos de podas de árvores realizados pela prefeitura e por munícipes. O local é aberto para o descarte de restos de podas feitos em toda a cidade.

Segunda a prefeitura, não houve prejuízos financeiros. A prefeitura informou que um grupo de 20 profissionais e voluntários foi mobilizado no sábado para combater as chamas, que causaram apreensão entre os moradores do bairro. A equipe era formada por integrantes da Defesa Civil Municipal, das bases de Santa Bárbara d’Oeste e de Americana do Corpo de Bombeiros do Estado, dos bombeiros civis voluntários e das secretarias de Obras e de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa.

O trabalho de rescaldo e “reviramento” do material queimado continuou até ontem, conduzido pelas equipes da Prefeitura e dos bombeiros voluntários, com caminhões-pipa e máquinas próprios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag, o trabalho de rescaldo continua pelos próximos dias.

ALERTA

A Defesa Civil informou que, entre segunda e quinta-feira (26/08), as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso em todo o Estado de São Paulo. O alerta vale para a Região Metropolitana de Campinas (entre outras), onde as máximas poderão chegar a 35º C. Em outros pontos, a máxima pode chegar a 38º C. “Como não há previsão para chuvas, a umidade relativa do ar permanecerá baixa e o risco de incêndios aumentará ainda mais”, informou o órgão estadual.

Nos últimos dias, focos de incêndio em coberturas vegetais tem aumentado pelo território paulista. Em alguns casos, devido à intensidade e rápida propagação do fogo, faz-se necessário combate por meio de aeronaves de asa-rotativa ou de asa-fixa. Nesta segunda-feira (23/08), estão em andamento cinco ocorrências de grandes proporções nos municípios de Franco da Rocha, Mogi-Guaçu, Luiz Antônio, Cabreúva e Morro Agudo, as quais têm sido combatidas pelo emprego de aeronaves, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil locais.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente da ação do homem, de maneira acidental ou intencional, sendo as causas mais comuns: queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo; cigarros descartados acesos às margens de rodovias; e soltura de balões (além de ser crime, estudos apontam que a cada três balões postos no ar, dois caem acesos).

Para combater esse tipo de ação, a Defesa Civil reforça a necessidade de conscientização de toda a população, a fim de que tais ocorrências sejam evitadas, e caso se depare com algum foco de incêndio, deverá acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Não é recomendado que uma pessoa, sem treinamento e equipamentos necessários, tente apagar o incêndio, pois ela corre o risco de se ferir durante a ação.