‘Impecável’, concerto de aniversário da Banda Sinfônica de Nova Odessa tem fim apoteótico

O fim do evento, apoteótico e emocionante, levou toda a plateia à euforia sob o forte ritmo de “Libertadores”, do espanhol Oscar Navarro. Quando as luzes se acenderam, o público estava em pé, aplaudindo e pedindo “bis”

Em comemoração ao seu 32º aniversário, a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss presenteou o público com um concerto irretocável, na noite de terça-feira (28). A apresentação contou com a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, do secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, além de convidados especiais. O fim do evento, apoteótico e emocionante, levou toda a plateia à euforia sob o forte ritmo de “Libertadores”, do espanhol Oscar Navarro. Quando as luzes se acenderam, o público estava em pé, aplaudindo e pedindo “bis”.

O palco do Teatro Municipal Divair Moreira recebeu, sem dúvida, uma das maiores apresentações da corporação sob o ponto de vista técnico. “Impecável”, disse o maestro da Sinfônica de Sumaré, Jair Santos, que puxava o coro de palmas e insistia no “bravo”, ao fim de cada execução. “Não deixou nada a desejar às grandes orquestras de sopro internacionais”, destacou o maestro colombiano Nelson Cruz, da Universidad Industrial de Santander, que também prestigiou o evento.

O concerto, que integrou o calendário das comemorações pelos 114 anos de Nova Odessa, foi marcado também pela homenagem da Prefeitura aos 38 músicos, ao maestro Marcio Beltrami – à frente da corporação desde a sua fundação em 1987 -, e às percussionistas convidadas Adriana Laranjeira e Priscila Filier. O prefeito Bill falou do orgulho de poder comemorar mais um aniversário da banda. “Mais do que levar o nome de Nova Odessa Brasil afora, a banda é motivo de orgulho para todos os novaodessenses”, disse ele, antes de entregar um quadro de honra ao mérito a cada músico.

Elaborado para ser desafiador, segundo Marcio Beltrami, o repertório envolveu o público em nuances que foram do triunfo marcial da “Abertura 1812 ” (Tchaikovsky), à melancolia alegre do “Carnaval em Veneza” (Niccolo Paganini), passando pela precisão e virtuosidade das ‘Variações de Robert Schumann’ (Robert Jager) à retumbante e apoteótica “Libertadores” (Oscar Navarro). O “gran finale” ficou por conta das percussionistas convidadas que, para surpresa de todos, entraram por trás da plateia em um sincronizado e coreografado ritmo de tambores. “Ensaiamos com muito carinho e buscamos dar o nosso melhor para que todos pudessem ter uma grande noite musical. Esperamos que todos tenham gostado”, finalizou Beltrami.

BANDA. Quando foi fundada em 1987, a Banda Sinfônica tinha 25 músicos em sua composição. Detentora do título de campeã estadual por nove vezes, também se sagrou vencedora, em 1997, no Concurso Pró-Banda da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e foi bicampeã nacional de bandas em 1999 e 2000. Durante sua trajetória, a corporação gravou três CDs e participa regularmente de eventos culturais promovidos na região. Hoje, são 38 músicos atuantes, que se reúnem semanalmente para os ensaios e levam um pouco da história da música e de Nova Odessa para toda região.