in

Idosos são imunizados contra gripe em casa, na Vila da Melhor Idade de Nova Odessa

A aposentada Valdeni Feitosa, de 80 anos, foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas na Vila

Os 45 moradores da Vila da Melhor Idade, conjunto de 30 residências adaptadas para pessoas com mais de 60 anos instalado no Jardim Santa Rita 2, receberam doses da vacina contra a gripe em casa, na manhã desta segunda-feira (23). A ação, realizada por profissionais da Secretaria de Saúde de Nova Odessa, foi acompanhada pelo secretário Vanderlei Cocato e a diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Pereira.

“Estamos aqui na Vila da Melhor Idade, no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe, para que os idosos não precisem sair de casa nesse momento delicado, em que o isolamento social é uma das principais armas que temos para minimizar os efeitos do novo coronavírus”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, durante a imunização.

A aposentada Valdeni Feitosa, de 80 anos, foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas na Vila. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura de Nova Odessa. “Muito importante esse serviço, faz com que a gente se sinta mais protegida. Eu tenho diabetes e cuido rigorosamente da minha saúde. Tomo a vacina todos anos anos”, avaliou Valdeni.

Desde o último dia 16, quando a pandemia começou a ganhar força no Brasil, equipes da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Gestão Social e Cidadania têm feito visitas regulares à Vila, para orientar os moradores sobre a importância de ficarem em casa e adotarem medidas de higiene para evitar a doença, que tem os idosos como principal grupo de risco.

“Estamos muito preocupados com nossa população idosa. Por isso, estamos adotando todas as medidas possíveis para protegê-la”, comentou Cocato. Em pronunciamento transmitido ao vivo pelo Facebook na última sexta-feira (20), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza chamou a atenção da população sobre a necessidade de proteger os idosos. “Dez por cento da nossa população é idosa. Nesse momento, é hora do filho e do neto chamarem a responsabilidade e fazer de tudo para protegerem suas famílias”, disse Bill.

DOSES ESGOTADAS. Iniciada nesta segunda, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, dedicada a pessoas acima de 60 anos e profissionais da área de saúde, teve as 1,9 mil doses disponibilizadas pelo governo estadual no primeiro lote esgotadas em quatro horas, no município. Novidade, o posto de vacinação ‘drive thru’, montado no Ambulatório de Especialidades, foi muito procurado pela população idosa.

O esquema foi adotado para evitar ao máximo a exposição deste grupo de risco e muito bem aceito pela população, que elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde. Outros três postos de vacinação estiveram à disposição dos novaodessenses: Emef Salime Abdo (Jardim Alvorada) e as unidades básicas de saúde dos jardins Marajoara e São Francisco.