in

Idosos com 64 anos começam a ser vacinados na 2ª-feira em Nova Odessa

O local foi especialmente preparado para a campanha.

idosos-com-64-anos-comecam-a-ser-vacinados-na-2a-feira-em-nova-odessa-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (26/04) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em idosos da cidade. Após finalizar a aplicação da primeira dose nos profissionais da Educação com 47 anos ou mais, que foram incluídos recentemente no grupo prioritário, e continuar a imunização dos idosos com mais de 65 anos ou mais, chegou agora a vez da faixa etária dos novaodessenses que têm 64 anos.

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus estará concentrada no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa – na Rua João Bassora, nº 500 – e acontece diariamente, das 8h às 16h. O local foi especialmente preparado para a campanha.

Os idosos com 64 ou mais estão sendo convocados por meio do pré-cadastro realizado exclusivamente no portal da Prefeitura – em www.novaodessa.sp.gov.br. Por isso, quem preenche o cadastro no site da Prefeitura deve se certificar de colocar um telefone que possa ser atendido a qualquer momento do dia.

“Só devem ir (ou serem levados ao local pelos responsáveis) ao ginásio os idosos com mais de 64 anos que se cadastraram e que foram convocados por telefone pela equipe da Saúde Municipal. A vacinação dos idosos não tem atendimento por ‘livre demanda’, ou seja, as famílias devem obrigatoriamente cadastrar esses idosos e aguardar o contato telefônico informando data e horário”, reforçou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

BALANÇO

Na sexta-feira (23/04), foram aplicadas mais 165 primeiras doses da vacina, totalizando 6.734 pessoas de Nova Odessa imunizadas ou e fase imunização desde o início da vacinação, em janeiro. O número corresponde a 11,0% da população de Nova Odessa, estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 60.958 habitantes atualmente.

Em relação à dose de reforço, foram atendidas mais 230 pessoas, o que totaliza 2.671 pessoas com a segunda e definitiva dose, o equivalente a 4,3% da população novaodessense. “Lembramos que a partir do recebimento da dose de reforço, o sistema imunológico leva cerca de 15 dias para responder à vacina e criar imunidade. A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de seguir os protocolos sanitários com uso de máscara, da constante higienização das mãos e distanciamento social”, lembrou o secretário da pasta, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.