in

Idosos ainda podem se vacinar no Clube da Melhor Idade em Nova Odessa

Imunização contra doença causada pelo vírus H1N1 ocorre até amanhã, dia 11

Os idosos de Nova Odessa que ainda não se imunizaram contra a gripe nos Postos de Saúde podem comparecer no Clube da Melhor Idade até amanhã, dia 11. Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura disponibiliza vacinas às pessoas acima de 60 anos. Nesta quarta-feira (9) houve vacinação o dia todo, enquanto na quinta, dia 10, ocorre no período da manhã, e na sexta, dia 11, durante a tarde.

É o caso de Luiz Carlos Souza Lopes, que frequenta uma das diversas atividades oferecidas gratuitamente no Clube da Melhor Idade, o Vôlei Adaptado para a Terceira Idade – chamado agora de Minobol. “Todo ano eu tomo a vacina (contra a gripe) no meio da campanha”, conta. “Mas como treino aqui já aproveitei que estavam aplicando hoje (quarta-feira)”, acrescenta Lopes.

Está programado para o próximo sábado, dia 12, a realização do chamado “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, jardim São Jorge e jardim Alvorada estarão abertas das 8h às 17h para a imunização dos pacientes dos grupos prioritários. A mobilização começou no final do mês de abril e está sendo feita por etapas.

Conforme cronograma do Ministério da Saúde, já podem ir aos postos de saúde para se imunizar os profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais, além de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos, gestantes e puérperas. Nesta quarta iniciou a vacinação do terceiro e último grupo de pacientes: pessoas com doenças crônicas, as privadas de liberdade e os professores.

“DIA D”

Responsável pela Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner explica que no “Dia D” os pacientes de todos os grupos pré-determinados pelo Ministério da Saúde podem ser imunizados, devendo trazer a caderneta de vacinação. “É importante esclarecer que estão sendo vacinadas apenas as pessoas que se enquadram nos grupos considerados prioritários. Pacientes que não se encaixam no perfil, mas querem se imunizar, devem recorrer à rede particular”, diz.

O secretário municipal de Saúde, Vanderlei Cocato, destaca que a abertura dos Postos de Saúde no sábado tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas. “Por diversos motivos, muitas pessoas não conseguem ir durante a semana na UBS mais próxima para se imunizar. Por isso”, detalha o secretário, “as equipes da Prefeitura estarão a postos no sábado atendendo aos pacientes”.

Projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que cerca de 10 mil pessoas devem ser imunizadas em Nova Odessa. Deste total, 5,7 mil são idosos e 3 mil crianças. “Se não tratada de forma correta, a gripe pode matar. É importante as pessoas dos grupos prioritários se imunizar, pra proteger a si mesmas e garantindo também a saúde dos familiares e a comunidade”, lembra.

A Gripe H1N1 é causada pelo vírus Influenza A H1N1, porém mais forte do que aquele que se está acostumado. Febre acima de 39º, dor no corpo e de cabeça, tosse, dor no peito e evolução para desconforto respiratório estão entre os sintomas da doença. Os pacientes que apresentem este quadro devem procurar atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Municipal ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima.