in

Identificação biométrica já pode ser feita em Nova Odessa

A identificação do eleitor pela biometria no momento da votação elimina qualquer possibilidade de fraude

Em Nova Odessa, onde o comparecimento ainda é facultativo, o Cartório Eleitoral orienta que os munícipes agendem o atendimento e se antecipem à obrigatoriedade do recadastramento biométrico.
A mudança, que já foi adotada em diversas cidades do país, e é feita desde 2015 em Nova Odessa, proporciona a identificação da pessoa por meio da digital e fotografia no momento da votação. Todas as pessoas com título eleitoral emitido na cidade deverão passar pelo cadastramento.
Para o cadastro, o eleitor deve agendar seu atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral e comparecer ao Cartório Eleitoral de Nova Odessa com os documentos apontados no site.
De acordo com o TRE, a identificação do eleitor pela biometria no momento da votação elimina qualquer possibilidade de fraude, o que torna o processo mais seguro. O Cartório Eleitoral fica na rua Waldemar Ignowiski, 62 – Bosque dos Cedros.
Identificação Biométrica
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Para o atendimento, é preciso levar: Comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente (com menos de três meses).
Um dos documentos de identificação: RG original ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou certidão de casamento.
Atenção: Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.
Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título. Título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver.
O cadastramento deve ser agendado pelo site http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/identificacao-biometrica-1/identificacao-biometrica.