in

Honda conserta respirador e Nova Odessa passa a contar com dez equipamentos

Um respirador que estava inativo na rede municipal de Nova Odessa foi entregue em funcionamento, na semana passada, à Secretaria de Saúde pela montadora japonesa Honda. Com o conserto, que faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a empresa automotiva, o município passou a contar com dez respiradores para uso no Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’ e no hospital de campanha montado na antiga UBS (unidade básica de saúde) 5 do Jardim Alvorada para atender pessoas com quadro de doenças respiratórias, inclusive Covid-19.

A Secretaria de Saúde informou que tomou conhecimento do programa de manutenção da Honda Automóveis para auxiliar hospitais e centros de saúde e estabeleceu contato para verificar a possibilidade de reparo de cinco equipamentos quebrados, que já haviam sido encaminhados para conserto e “condenados” por assistências técnicas.

“Um dos respiradores foi devolvido consertado. Inclusive, faltava uma peça e eles repuseram”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “Agradecemos a toda equipe da empresa, que assumiu a logística de retirada e entrega dos equipamentos, e torcemos para que os outros também sejam consertados, pois assim reforçaremos ainda mais nossos equipamentos para cuidar da nossa população”, concluiu Cocato.

A entrega de respiradores consertados pela montadora foi iniciada no começo do mês passado. Os consertos são realizados num prazo médio de uma semana, incluindo horas de calibração e testes após o reparo. A empresa, que integra a força-tarefa criada pelo Ministério da Economia para aumentar o número de aparelhos disponíveis para atendimento a pacientes infectados por Covid-19, conta com cerca de 30 profissionais e parceiros no projeto, que visa atender municípios próximos à fábrica, em Sumaré.