in

Homenagem à Independência e à Proclamação da República da Letônia acontece nesta 5ª-feira em Nova Odessa

homenagem-a-independencia-e-a-proclamacao-da-republica-da-letonia-acontece-nesta-5a-feira-em-nova-odessa-jno

A Independência e a Proclamação da República da Letônia são celebradas no dia 18 de novembro. A homenagem à data acontece não somente no país europeu, mas também é lembrado pela comunidade de descendentes letos de Nova Odessa. A tradição conta com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Letônia, além da execução dos respectivos hinos nacionais. A celebração deste ano acontece às 8h desta quinta-feira, em frente à Prefeitura.

“A Letônia havia sido ocupada por povos estrangeiros como alemães, russos, poloneses, suecos, entre outros. A revolução em 1905 foi o primeiro sinal do despertar nacional da Letônia. Mesmo tendo a sua capital Riga fundada em 1201, foi em 18 de novembro de 1918 que a Letônia se tornou um país independente”, explicou o vice-presidente da ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta), Felipe Albrecht – que assume a presidência em janeiro.

Para o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, “trata-se de uma data importante, tendo em vista que a cidade de Nova Odessa tem entre seus fundadores o povo leto”. “Convidamos a todos que tiverem disponibilidade para que prestigiem esse evento em homenagem à Letônia e em agradecimento aos imigrantes e ao que eles representam para o nosso município. Eu tenho um carinho muito grande com nossa História e dos nossos colonizadores, que trabalharam e ajudaram muito para Nova Odessa ser essa cidade maravilhosa que é hoje”, disse o chefe do Executivo novaodessense.

Ainda como parte das comemorações da data, a Associação realizou no último sábado (13/11) um piquenique ao ar livre no terreno cedido por concessão para a construção de sua sede própria. O encontro de descendentes contou com a presença do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Os letos estão entre os primeiros grupos de imigrantes trazidos da Europa no começo do século 20 para ocupar o então Núcleo Colonial, atual Nova Odessa – ao lado de russos, italianos, portugueses e espanhóis, entre outros. A comunidade de descendentes destes imigrantes do leste europeu mantém laços culturais, familiares e religiosos desde então, formando uma das maiores comunidades do tipo no Brasil.

 

MATADOR DE URSO

Além da Proclamação da República da Letônia, o povo leto comemora ainda outra importante data cívica: o Dia de Lāčplēsis (O Matador de Urso, em tradução livre), em 11 de novembro – que lembra a vitória do Exército leto sobre o Exército Voluntário russo em 1919.

Atualmente, o Dia de Lāčplēsis é comemorado com eventos por toda a Letônia. “As pessoas usam laços no peito com as cores da Letônia, em sinal de memória. Carregam tochas e velas acessas em procissões, sendo que a maior delas acontece no Cemitério dos Irmãos de Riga, onde estão enterrados muitos soldados. As pessoas portam tochas do Cemitério dos Irmãos até uma balsa nas margens do Rio Daugava. A balsa flamejante é colocada no Rio Daugava para relembrar o sacrifício dos soldados e combatentes que estão enterrados fora das fronteiras da Letônia e àqueles aos quais os túmulos são desconhecidos”, lembra Albrecht.

A Ordem de Lāčplēsis foi a mais alta condecoração militar entre o período de 1920 a 1940, concedendo 2.146 medalhas. O dia da vitória diante dos alemães, em 11 de novembro de 1919, é comemorada até hoje.