in

Hidrômetros poderão ser aferidos na casa dos consumidores em Nova Odessa

Furgão adquirido e equipado pela Coden proporciona precisão e agilidade no serviço

Em breve os moradores de Nova Odessa poderão observar pelas ruas a presença de um furgão equipado e adesivado da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto. É o laboratório móvel de aferição de hidrômetros, que permitirá a ida de funcionários até as residências dos consumidores para verificar possíveis problemas nos aparelhos.

Na semana passada houve o treinamento de uma equipe de funcionários para colocar o laboratório móvel em funcionamento. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza esteve nesta segunda-feira, dia 30, na sede da Coden para conhecer a tecnologia e todos os equipamentos. O investimento é de R$ 135,4 mil na aquisição do veículo e R$ 150,2 mil nos aparelhos da bancada veicular para calibração de hidrômetros.

“O veículo com a bancada móvel dá mais rapidez e eficiência na prestação dos serviços”, destaca o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Os equipamentos já foram aprovados por técnicos do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e a certificação da bancada ocorrerá anualmente, conforme determina a Portaria 246/2000 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

A certificação garante que os medidores instalados na casa dos usuários estão de acordo com as exigências dos órgãos reguladores, ou seja, a medição da água é realista. “Sempre estivemos dentro das normas, mas agora temos os equipamentos necessários para certificar isso, sem depender de laboratórios externos”, acrescenta Ongaro. “É mais um benefício ao consumidor novaodessense”, reforça.

Quando os consumidores realizarem todos os testes dentro das residências e ainda assim desconfiarem que o hidrômetro possa estar apresentando erro em sua leitura, podem solicitar o envio da unidade de verificação móvel da Coden no local. “Para garantir a eficiência do hidrômetro, o ideal é usar a caixa padrão, que protege o equipamento e evita furtos”, detalha Andréa Faralhe, encarregada do Departamento Comercial.

“Testaremos os novos hidrômetros comprados e também os usados, em casos de reclamação por parte do consumidor. Os aparelhos serão todos aferidos, inclusive os substituídos nos imóveis”, reforça a encarregada. A avaliação será feita na frente do consumidor, inclusive com a emissão de laudo técnico. Em caso de problemas, a Coden faz a troca, mas se o hidrômetro estiver regular, será cobrada taxa pelo serviço.

Presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o prefeito Bill ressalta o investimento. “O Município investe de modo permanente em tecnologia de ponta, garantindo excelência na prestação do serviço de saneamento”, destaca. “Nova Odessa cresce com responsabilidade e proporciona qualidade de vida através dos serviços públicos”, completa.