in

Habitação promoverá recadastramento de interessados em moradia

O prefeito informou que mantém o planejamento para viabilização de novas unidades habitacionais no município

O diretor de Habitação da Prefeitura de Nova Odessa, Angelo Roberto Réstio, afirmou ontem, em visita ao Jornal de Nova Odessa, que fará – ainda este ano – um novo cadastramento e o recadastramento para atualização do Cadastro Habitacional Municipal.
De acordo com Réstio, o último cadastramento foi feito entre 2013, mas a realidade socioeconômica do município mudou. “Foi feito um grande cadastramento, mas depois disso já tivemos a entrega dos 720 apartamentos do Residencial das Árvores, o que já alterou o cadastro. Também temos que considerar que neste período passamos e estamos passando por uma crise econômica que mudou o mercado de trabalho. Muitas pessoas perderam o emprego e voltaram ao mercado com salários menores, outros ainda nem voltaram a trabalhar. Então o recadastramento e o novo cadastramento são necessários tanto para atualizar dados quanto para sermos justos com a população”, disse.
“A realização de novo cadastramento será inevitável, pois só através da atualização é que teremos os números exatos do déficit habitacional. Por enquanto, a realização de novos cadastros está suspensa porque encontramos muitos conflitos de informações”, completou o diretor.
“No novo cadastramento iremos elaborar um questionário mais elaborado no sentido de focarmos com mais precisão o nosso público-alvo para as unidades habitacionais futuras. Com isso, daremos mais transparência ao processo e facilitaremos a comunicação com os interessados”, explicou.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza informou, por meio da assessoria de imprensa, que mantém o planejamento para viabilização de novas unidades habitacionais no município. “Desde o início do meu primeiro mandato disse que gostaria de chegar a mil unidades habitacionais e continuo com este objetivo. Desse total, 720 já foram entregues. Temos um projeto com a Cooperteto para viabilizar outras 300 unidades. E, se pudermos fazer mais, com certeza faremos”, afirmou.
O novo diretor – que assumiu a pasta no mês passado – fez um levantamento dos projetos habitacionais do município e disse que, de 1975 até agora, a cidade recebeu cerca de 3.000 unidades populares. “A população não para de crescer e o direito à moradia é uma questão de dignidade. Por isso a política habitacional do município deve ser constantemente atualizada”, afirmou. “Em quase 40 anos a cidade recebeu cerca de 2,3 mil unidades. Só nos quatro primeiros anos do mandato do prefeito Bill foram entregues outras 860. Isso mostra comprometimento com a população e isso terá continuidade nestes próximos três anos e meio”, completou Réstio.
Sobre denúncias envolvendo o Residencial das Árvores e também o Residencial Fibra (TerraNova), o diretor disse que a investigação não cabe à prefeitura. “A Caixa Econômica Federal é que tem o poder e o dever de promover esta fiscalização e é isso que estão fazendo. Quando solicitam ajuda da administração – normalmente para questões burocráticas – nós auxiliamos, mas não é responsabilidade da prefeitura”, explicou.