Há 16 anos moradora de Nova Odessa cuida de mais de 100 animais

Residindo há 16 anos no município de Nova Odessa, os cuidados não são só com cães e gatos, mas com aves, tatus entre outros

Há 16 anos, Izabel Belina Xavier dedica sua vida no cuidado de animais abandonados. Em uma área rural da Fazenda Velha, Izabel doa seu tempo e dinheiro para tratar de cães e gatos deixados nas vias por donos que ignoram suas responsabilidades.

Atualmente, são 152 animais sob os cuidados da moradora de Nova Odessa. De acordo com ela, todos os dias aparecem cães doentes, atropelados e precisando de atendimento veterinário. “Infelizmente, muitas pessoas pensam que animais são objetos e que podem ser descartados quando não atingem a expectativa esperada”, relatou Izabel Belina.

Muitos destes animais, segundo Izabel, são deixados amarrados na beira da estrada. “Se não bastasse a gravidade do abandono, muitos são deixados amarrados à própria sorte, e chegam a ficar dias sem comer e beber até que alguém encontre”, contou a cuidadora.

Para o cuidado dos animais, Izabel conta com a ajuda de voluntários e a solidariedade de vizinhos. “São incontáveis os gastos que tenho com os animais, além da ração, remédio e produtos de limpeza – que mantém o local que eles ficam limpo -, ainda tenho a conta cada vez mais alta com veterinários, eles fazem o que podem, mas tudo tem um custo”, contou ela. Só com a ração, Izabel gasta R$ 4.000,00.

Izabel ainda utiliza parte do salário do esposo para cuidar dos bichinhos. “Muitas vezes deixou de comprar coisas para mim para comprar para eles. Não sou capaz de ver um animal sofrendo e não fazer nada. Meu marido também me ajuda bastante, não temos muito, mas o que temos eu divido com eles (animais)”, explicou.

Mesmo com toda a mobilização para cuidar dos animais, Izabel lamenta a falta de compaixão dos que abandonam, apedrejam e envenenam muitos animais. “Você não precisa gostar deles, mas você precisa respeitá-los e, acima de tudo, entender que animais não são objetos, se você não tem condições de cuidar de um animal, não pegue para depois abandoná-lo na beira de uma estrada”, orientou.

A cuidadora também contou que muitas pessoas acham que por cuidar de animais, ela tem obrigação de pegar todos que são levados até o abrigo. “Quando a pessoa “se cansa” do animal, ela vai até o abrigo e acha que eu tenho obrigação de acolhê-lo, mas ela não entende que o número de animais aumenta a cada dia e os custos com eles também”, esclareceu Izabel.

Para Izabel, o que falta é conscientização por parte das pessoas. “Eu cuido de muitos animais na rua também, coloco casinha, dou ração e água. Muitas pessoas poderiam fazer o mesmo, pelo menos um pote com água, mas nem isso fazem”, lamentou ela.

KATA LATA

Izabel desenvolveu um projeto para ajudar nos custos com os animais. É o projeto “Kata Lata”, ela deixa em comércios de Nova Odessa um saco para fazer o recolhe de latinhas. Assim que os sacos ficam cheios, o comerciante entra em contato com ela, que passa para recolher e depois vender as latinhas para comprar ração, produtos de limpeza e medicamentos. O comerciante que se interessar em ajudar basta entrar em contato com Izabel pelo telefone: (9) 99734-7968.

VOLUNTÁRIOS

Há quatro anos, Izabel Belina Xavier é presidente da AAPRA – Associação Arca Protetora dos Animais, sem fins lucrativos, a associação luta pelos direitos dos animais. Eles estão com as inscrições abertas para voluntários, principalmente, para o cuidado e limpeza do espaço que abriga os animais. Os interessados podem enviar mensagem no telefone (19) 99734-7968.

FLASHBACK

No dia 27 de setembro, a associação promove o Flashback “Amemais”. O evento acontece na Villa Harmonia, localizada na estrada Americana/Nova Odessa avenida Roberto Agostinetto, 35, parque Industrial Fritz Berzin, em Nova Odessa. Os convites são limitados e no valor de R$ 15,00, todo dinheiro será investido na compra de ração e produtos de limpeza. Um dos pontos de vendas é no Jornal de Nova Odessa: rua Rio Branco, 1220, Santa Rosa. Para informações de venda: (19) 99734-7968 ou (19) 99917-8937.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras