in

Guarda Municipal de Nova Odessa dobra o número de veículos recuperados

Diretor de Segurança Municipal também destaca os investimentos que vem sendo feitos na Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa mais que dobrou o número de veículos furtados ou roubados que foram recuperados pela corporação ao longo do primeiro semestre deste ano. Foram 11 ocorrências desta natureza entre janeiro e junho de 2018, contra 5 nos seis primeiros meses de 2017. Destaque também para os flagrantes, que passaram de 11 para 19 na comparação entre o primeiro semestre de cada ano, assim como o número de pessoas presas, que saltou de 6 no ano passado para 16 neste ano.

“Essa evolução é fruto da dedicação dos nossos guardas municipais, que estão sempre prontos para atender a população e ajudar a reduzir os índices de criminalidade em Nova Odessa”, frisou o diretor de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, que também é guarda municipal. “O Franco também está desde o início em nossa equipe, é competente e conhece bem a rotina junto à Guarda Civil Municipal. Ele sabe o meu cuidado e carinho com a corporação”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Franco também destaca os investimentos que vem sendo feitos na Guarda Civil Municipal de Nova Odessa ao longo da gestão do prefeito Bill, como a locação de novas viaturas, compra de armamento e fardamento, mudança da sede da corporação para a região central – passando de um imóvel de 45 metros quadrados para outro de 235 metros quadrados -, criação do plano de carreira (que possibilitou a criação dos cargos de comandante, inspetor e subinspetor), além dos inúmeros cursos de aprimoramento. “Temos recebido todas as condições para, a cada dia, melhorar nosso atendimento à população de Nova Odessa”, garantiu o diretor de Segurança Municipal.

Guarda de Nova Odessa prende suspeito de furtar o CAPS

A Guarda Municipal de Nova Odessa prendeu, na madrugada do último domingo (8), um homem de 28 anos suspeito de furtar objetos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Vila Azenha. A corporação foi chamada por vizinhos do imóvel que abriga o serviço de saúde. Com o suspeito, os patrulheiros encontraram um aparelho de DVD, um controle remoto, uma fechadura e várias ferramentas usadas no crime. Ele confessou que seu objetivo era trocar os produtos por drogas. O homem foi encaminhado ao plantão policial e de lá, para a cadeia de Sumaré, onde está à disposição da Justiça.

Na madrugada da última quinta-feira (5), o CAPS já havia sido invadido. Na ocasião, os ladrões furtaram uma TV e dois botijões de gás que ficavam em uma área externa do imóvel e eram utilizados nas terapias que são desenvolvidas com os cerca de 30 pacientes que frequentam o local diariamente. Neste caso, nenhum suspeito foi identificado. A Guarda Municipal já reforçou patrulhamento naquela região. “É muito triste ter que registrar este tipo de ocorrência, pois acaba prejudicando a realização das terapias que desenvolvemos com os nossos pacientes”, lamentou a coordenadora do CAPS da Vila Azenha, Maria Edenia de Castro Santana.

O CAPS é um serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e vinculado ao município, constituído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura, que oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais, neuroses graves, psicoses, dependentes químicos e demais quadros, cuja gravidade justifique sua permanência num espaço acolhedor, comunitário e promotor de vida. A finalidade do CAPS é reintegrar o paciente novamente na sociedade, além de ter como objetivo poder diminuir as internações psiquiátricas, de modo que o paciente faça o tratamento dentro de sua comunidade.