in

Guarda Municipal de Nova Odessa busca aperfeiçoamento no trabalho com cães

Na primeira fase, um local adequado foi preparado para receber os dois cães, Thor e Ully – um macho e uma fêmea

Há 70 dias a Guarda Municipal de Nova Odessa deu início à implantação do Grupamento de Canil. Na primeira fase, um local adequado foi preparado para receber os dois cães, Thor e Ully – um macho e uma fêmea – da raça pastor Belga de Malinois e Labrador.

Direcionados para imobilizar suspeitos, farejar substâncias ilícitas, entre outras atribuições, os cães recebem adestramento dos GCMs De Paula e Prezzi, também responsáveis pelo cuidado e bem-estar dos animais.

Para orientar e garantir a obediência e o comportamento dos cães durante a rotina diária de atividades, os cães passam por uma série de treinamentos diários. “O primeiro passo foi na socialização dos animais, logo em seguida começamos com pequenos treinos, ainda temos um
longo caminho a percorrer, mas estamos buscando o aperfeiçoamento”, explicou De Paula, que tem realizado diversos cursos para se especializar no trato com os animais.

Além de serem adestrados para apoio na imobilização de suspeitos durante revistas, guarda e proteção, reconhecimento de drogas e explosivos, buscas de pessoas desaparecidas ou mantidas em cativeiro, entre outras missões, os cães também ajudam na aproximação entre polícia e população. “É um serviço que visa proteção, mas com objetivo também de tornar mais próxima a relação entre os guardas municipais e a população. Os cães são importantes aliados nessa relação”, contou o GCM Prezzi, também responsável pelo adestramento e condução dos
cães.

Eles ainda informaram que contam com o apoio da equipe de adestramento IntegraCão, os adestradores Thiago Augusto e Saulo Junior. “Eles têm nos auxiliado no trabalho com o Thor e a Ully, e isso possibilita um melhor aperfeiçoamento no trabalho dos nossos cães”, disse o De Paula.

Outro importante passo para o aperfeiçoamento, citado pelos condutores, é a integração entre os canis de Nova Odessa, Limeira, Americana e Indaiatuba. “Todos esses canis são conhecidos pelo excelente trabalho desenvolvido em suas unidades, e é muito importante para Nova Odessa
essa troca de experiência e conhecimento, sabemos que com essa integração nossos cães têm acesso aos melhores treinamentos”, contou Prezzi.

Além de auxiliar ações próprias da Guarda Municipal de Nova Odessa, os cães poderão reforçar o trabalho de outras unidades policiais. “Essa integração ainda garante um alinhamento no trabalho com os cães, quando outras unidades solicitarem apoio, esse treinamento conjunto assegura uma linha de trabalho similar”, explicou De Paula.

O novo espaço do canil, apropriado e adequado para os cães fica nas dependências da Guarda Municipal de Nova Odessa. O canil ainda irácontar com dois novos integrantes. “Com o concurso a Guarda irá receber dois novos guardas que vão integrar a nossa equipe do canil”, finalizou De Paula.