in

Grupo trabalha a prevenção com hipertensos em Nova Odessa

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Nova Odessa está iniciando o grupo de trabalho específico preventivo e de acompanhamento de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica). Enfermeiros e médicos vão realizar encontros mensais na UBS (Unidade Básica de Saúde) 1, no Centro, com o convite a participar sendo estendido aos cidadãos do município todo.
A enfermeira Regina Mendes, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é trazer os pacientes das consultas para uma sala específica, trabalhando as particularidades da doença. “Vamos falar de alimentação, obesidade e atividades físicas”, descreve. Segundo a profissional, a ideia é controlar ou até mesmo evitar a hipertensão nas pessoas.
“Apesar de que 90% das ocorrências são causadas por hereditariedade, é possível fazer o trabalho de prevenção, evitando que a pessoa desenvolva o problema”, ressalta Mendes. O projeto prevê três encontros, um a cada mês. No primeiro, sobre a fisiopatologia e causas da doença. No segundo, com auxílio de médicos, abordando a questão farmacológica. E no terceiro, uma confraternização.
“A princípio pensamos em uma reunião por mês, mas se tiver uma demanda maior pode aumentar a frequência”, detalha Regina Mendes. São três técnicos e três auxiliares de Enfermagem, além da participação esporádica de médicos. “A equipe está envolvida nesse projeto e ‘comprou a ideia’”, finaliza. Apesar de ocorrer no Posto de Saúde central, o convite é estendido aos pacientes atendidos nas demais UBSs.
O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, ressalta que o grupo do HAS tem foco no resgate da prevenção da doença, dentro da chamada atenção básica (ou primária) da saúde. “É um projeto de cunho preventivo, mas que também vai acompanhar os pacientes com hipertensão arterial no dia a dia”, descreve. “O objetivo principal é dar mais saúde e qualidade de vida aos cidadãos”, completa.