in

Grupo se reuniu em frente à Prefeitura para protestar contra a nova forma de cobrança

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) assumiu a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos da cidade

Um grupo de manifestante se reuniu na manhã de ontem, dia 18, em frente à Prefeitura de Nova Odessa. A manifestação foi contra a mudança na cobrança da coleta de lixo. O valor que era incluso anualmente no carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), agora será cobrado mensalmente e estará condicionado ao consumo de água do imóvel.

O principal questionamento foi quanto aos aposentados, que são isentos do pagamento do IPTU, bem como das taxas de limpeza e remoção de lixo e taxa de iluminação pública. “Já não sobra muito da minha aposentadoria no fim do mês, agora então é que não vai sobrar nada. Vim aqui porque estou muito preocupada com esta cobrança”, disse uma das presentes.

Segundo outro munícipe, a nova forma de cobrança não é justa. “Na minha casa sempre tive o hábito de reciclar o lixo, então não acho justo fazerem um calculo baseado na água que eu gasto, se a taxa é da coleta de lixo, então que o calculo seja feito conforme a minha produção de lixo”, disse outro munícipe.

A manifestação que teve início às 10h foi pacifica, mas os manifestantes prometeram ir até a Câmara Municipal de Nova Odessa para cobrar os vereadores. “Eles dizem que trabalham em prol da população, mas aprovaram este projeto, agora eles terão que se explicar”, garantiu outro manifestante.

Segundo o diretor da Coden, Ricardo Ongaro, a Prefeitura recebia a taxa de lixo no carnê do IPTU para poder custear o serviço. Agora com a mudança para a Coden, a coleta será custeada em forma de tarifa de coleta de resíduos. Para quase 90% dos moradores, não haverá praticamente nenhuma mudança no custo dos serviços. A única diferença é que essa tarifa virá todos os meses na conta de água e não mais no carnê do IPTU e que o morador tinha a opção de pagar à vista.