Graças à Educação, Nova Odessa participa de evento com Barack Obama

Secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, destacou a grandeza do momento

O coordenador pedagógico, Adelino Nery, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Almerinda Delegá Delben, no Parque Residencial Klavin, viveu uma experiência inusitada na quinta-feira (30). Escolhido para representar Nova Odessa, a convite do Instituto Rodrigo Mendes, ele participou da palestra de Barack Obama, no Vtex Day, maior evento de empreendedores digitais do país, em São Paulo, que reuniu 15 mil pessoas para ver o ex-presidente dos Estados Unidos.

Graças aos resultados obtidos no projeto de educação especial implantado no município pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, Adelino ganhou uma entrada VIP e desfrutou de “uma das maiores experiências da vida”, segundo ele. “Foi algo ímpar. Logo no início do evento fizeram uma homenagem aos professores e eu me senti honrado por poder representar todos os professores de Nova Odessa. O Obama falou sobre a importância da Educação no desenvolvimento de um povo. Fiquei realmente emocionado por poder participar deste evento. Agradeço demais ao pessoal do Instituto pela oportunidade”, ressaltou o coordenador.

Secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, destacou a grandeza do momento. “Já tivemos muitos momentos gratificantes nesses sete anos à frente da educação de Nova Odessa, mas oportunizar um coordenador conhecer um dos maiores líderes do mundo, e ainda em área VIP, por conta de um trabalho com educação especial iniciado do zero, é muito gratificante”, disse.

OBAMA

Em cerca de uma hora de conversa, Obama, o mesmo de sempre com largos sorrisos e jeito simples, abordou desde meio ambiente até os desafios de diários de um ex-presidente e a importância da Educação. “Algo que me preocupa nos sistemas educacionais – tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos quanto em qualquer outro lugar – é que você precisa oferecer aos jovens mais do que apenas absorver informações, ensinar matemática, como fazer. É preciso fazê-las analisarem criticamente os dados que elas recebem”, defendeu.

Pluralidade foi um dos pontos mais abordados por Obama durante o evento. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos fez questão de enfatizar a importância de times plurais para o sucesso de um projeto. “O Brasil conta com uma diversidade maravilhosa, e essa é uma das suas grandes forças”, disse. “Criatividade e imaginação acontecem quando pessoas de diferentes origens [backgrounds] se encontram”, afirmou. “Não podemos ter medo de contar com gente mais inteligente que nós na equipe”, disparou ele em meio a aplausos.

Para Adelino Nery, a mensagem de inclusão e diversidade em todos os setores foi marcante e vai ao encontro da premissa da Secretaria de Educação em seus projetos para crianças com deficiência. “O ex-presidente disse que quando deixamos de incluir, corremos o risco de deixar talentos para trás porque a chave para ser bem-sucedido é o talento. Por isso, temos que investir nas pessoas, precisamos oportunizar”, conclui.