in

Governo estadual vai recuperar duas estradas rurais

‘Eduardo Silva’ e ‘Soldado Constitucionalista’ receberão melhorias através do programa “Melhor Caminho”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

governo-estadual-vai-recuperar-duas-estradas-rurais-jno

O governo estadual anunciou a recuperação de duas estradas rurais em Nova Odessa, através do programa “Melhor Caminho”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Serão totalmente recuperados um trecho de 700 metros da Estrada Eduardo Silva, também conhecida como “Estrada do Dodozinho”, e os 5,3 quilômetros da Estrada Soldado Constitucionalista, ambas na região da Fazenda Velha. Somados, os trechos têm 6 quilômetros e dão acesso aos bairros de chácaras Recanto Solar e Vale dos Lírios.

O anúncio das estradas rurais incluídas na nova etapa do programa foi feito na última quinta-feira pelo Governo do Estado no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto. Técnicos da pasta já haviam visitado Nova Odessa recentemente e vistoriado as duas estradas rurais indicadas pelo Poder Público Municipal para inclusão no programa. A contrapartida do Município será a eventual recomposição de cercas ou replantio de árvores. O cronograma dos serviços deve ser concluído dentro de seis meses.

“É uma grande notícia para os moradores do Recanto Solar e do Vale dos Lírios e dos sítios e chácaras daquela região da Fazenda Velha. Nesse programa, o Estado vem e faz tudo, desde as obras de escoamento de água até a compactação do solo – só não faz asfalto, porque é um programa voltado para o produtor rural. Mas é uma melhoria muito importante”, afirmou o prefeito Leitinho.

O “Melhor Caminho” visa exatamente a “adequação e conservação de estradas rurais para o desenvolvimento do agronegócio e dos produtores locais, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária, além de diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios”. No anúncio do último dia 14, foram anunciadas obras em 5 mil quilômetros de vias rurais no âmbito do programa, começando ainda neste mês em algumas doas cidades beneficiadas.

Paralelamente, a Prefeitura de Nova Odessa mantém seu próprio cronograma constante de melhorias em estradas rurais do município, através das equipes da Secretaria de Obras e Planejamento. Esse serviço visa garantir as condições mínimas de escoamento da produção agrícola da cidade, bem como o acesso de muitos moradores de sítios e bairros de chácaras à suas residências.