Gênios da matemática se preparam para Olimpíada Internacional de Matemática, em Taiwan

Márcio Kenji Uehara, João Pedro Rodrigues Paulino, Felipe Mitsunori Uehara e Vitor Seiji Uehara são moradores de Nova Odessa

Onze alunos da Escola Integrada Educativa, de Sumaré, foram selecionados para representar o Brasil na Asia Internacional Mathematical Olympiad 2019, que acontecerá em Taiwan, em agosto. Os estudantes obtiveram um ótimo desempenho na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras, garantindo a ida dos jovens para Taiwan.

Raphaela Moreno Grandizoli, Vitor Seiji Uehara, Vinicius Hideki Ueta Camargo, Lucas Marques Mendonça, Bruno Ferreira Brioche, João Pedro Rodrigues Paulino, Theo Henrique Ferreira Silva, Márcio Kenji Uehara, Eduardo Felipe Marques Araújo, Juliana Harumi Serranias Kobayashi e Felipe Mitsunori Uehara, participam do programa “Educagênios” realizado pela escola Educativa.

Segundo a professora de Inglês, Regina de Fátima Rodrigues, o programa “Educagênios”, idealizado pela escola, prepara os alunos para diversas competições de Matemática. “São aulas preparatórias para a participação dos alunos em diversas competições. Todo o conteúdo ministrado é direcionado para esta finalidade, além de desenvolver a habilidade deles em Matemática”, explicou a professora de Inglês, Regina de Fátima Rodrigues.

Através do programa, os jovens já conquistaram ótimas posições nas competições. “Já participamos de várias competições, além de nos preparamos para as olímpiadas de Matemática, o programa também nos prepara para a Universidade”, explicou um dos alunos. Para garantir a ida dos jovens para Taiwan, a escola, juntamente com os pais, alunos e professores, juntaram esforços para custear a viagem. “Fizemos rifas, Festa Junina e até uma vaquinha online para pagar as despesas. Ainda falta um pouco para alcançarmos o nosso objetivo”, explicou um dos alunos.

Vitor Seiji Uehara falou sobre a expectativa de participar da Olimpíada. “Só a nossa participação já nos garante pontos no currículo. Além da possibilidade de levarmos a medalha de ouro. E também será um orgulho representar nosso país e nossa escola na competição, estamos muito ansiosos”, disse ele.

A mãe de Vitor também se mostrou orgulhosa dos filhos. “Eu, como mãe, fiquei muito contente, pois não imaginava que eles poderiam participar de uma Olimpíada Internacional. Para eles será uma nova experiência, adquirindo conhecimento e sentir o que significa fazer uma prova em outro país”, disse Lídia Yuriko Uehara, mãe dos alunos Felipe, Márcio e Vitor Uehara.

Para a professora Regina, a ida dos jovens vai muito além da habilidade deles. “Também é uma questão de merecimento, todos eles são esforçados e dedicados. Não estão medindo esforços para garantir a ida para Taiwan”, disse a professora.  Faltando pouco tempo para a viagem, os alunos contam com a solidariedade das pessoas para a realização desse sonhos. “Quem quiser nos ajudar pode fazer uma doação através da “vaquina online” http://vaka.me/611408. Toda a ajuda será muito bem vinda”, pediu Felipe Mitsunori Uehara. Márcio Kenji Uehara, João Pedro Rodrigues Paulino, Felipe Mitsunori Uehara e Vitor Seiji Uehara são moradores de Nova Odessa e também contam com solidariedade dos novaodessenses.

EDUCAGÊNIOS

Neste projeto, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio participam de aulas preparatórias para prestarem olimpíadas externas (Exemplos: Olimpíadas Paulista, Olimpíadas Brasileira) tanto na disciplina de Matemática, como em outras também.