in

‘Garrafas pet’: escolas campeãs de arrecadação visitam Museu Catavento

A bordo, os vencedores: 5º anos das escolas Haldrey Michelle Bueno e Augustina Adamson Paiva, além do 4º ano da escola Alzira Ferreira Delegá.

Como prometido, os alunos das salas que mais arrecadaram garrafas pet de 2 litros para a campanha “Um Sonho de Natal” ganharam uma excursão como prêmio pelo esforço. O passeio para o Museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, realizado na quarta-feira, 7, mobilizou três ônibus lotados. A bordo, os vencedores: 5º anos das escolas Haldrey Michelle Bueno e Augustina Adamson Paiva, além do 4º ano da escola Alzira Ferreira Delegá.

Lançada em junho, a campanha de arrecadação de garrafas para a confecção da decoração natalina em Nova Odessa envolveu toda a comunidade escolar de Nova Odessa. A ação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Educação, foi criada para dar forma à decoração natalina deste ano.

“As crianças adoraram a excursão. O Museu Catavento oferece uma experiência rica, tanto cultural quanto pedagógica”, explicou a supervisora Marli de Oliveira Pontes, responsável pelo passeio. Segundo ela, cada turma embarcou em um ônibus acompanhado por professores e monitores, destacados para o cuidado e também para potencialização da possibilidade de aprendizado dos excursionistas.

Para a secretária de Educação, mais do que uma recompensa pelo esforço dos alunos vencedores, ver a alegria das crianças e também oferecer uma fonte a mais de conhecimento, faz tudo valer a pena. “Poder contribuir com esse momento é, sem dúvida, nossa maior satisfação. Mais uma ação vitoriosa desta parceria entre a Secretaria e o Fundo Social”, destacou ela.

QUASE PRONTA.
A decoração “Um sonho de Natal” está quase pronta. No próximo dia 6 de dezembro, quando o comércio passar a funcionar em horário ampliado, o público poderá se encantar. Com um projeto inovador e sustentável, a iniciativa é proporcionar uma decoração natalina atraente e, ao mesmo tempo, divulgar a conscientização ambiental dos cidadãos em separar e doar materiais reaproveitáveis.

Para a confecção de bonecos de neve, velas, anjos e presentes já foram utilizadas mais de 8 mil garrafas pets de 2 litros. Uma árvore de 6 metros de altura, confeccionada com mais de 2 mil garrafas, será o diferencial. “Todo o material foi doado pela população, através do projeto realizado nas 23 escolas municipais da cidade. Agora, para conclusão dos trabalhos artesanais, além da árvore, faltam apenas pequenos adereços como laços e outros enfeites”, contou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

As decorações servirão para enfeitar a Praça Central José Gazzetta. Para implantação do projeto, Andréa contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. Através de sucessivas reuniões, o projeto foi ganhando forma e segue para a fase final. “Nova Odessa terá este ano uma decoração muito diferenciada. Foram praticamente seis meses de trabalho para arrecadação das garrafas e todo o trabalho de confecção das peças. Sem os servidores engajados e inúmeros voluntários, jamais isso seria possível”, declarou a primeira-dama.