Furto de veículos em Nova Odessa diminui 50% em maio, aponta SSP

Os dados foram divulgados na terça-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo)

Seis veículos foram furtados em Nova Odessa no mês passado. O número, que representa queda de 50% em relação aos carros levados sem uso de violência em maio de 2018, é o menor para o mês na cidade desde 2016. Os dados foram divulgados na terça-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

No acumulado do ano, o município acumula queda de 37,7% nessa modalidade de crime. Segundo estatísticas do órgão responsável pela segurança no Estado, foram furtados 33 veículos em Nova Odessa entre janeiro e maio. No mesmo período do ano passado, a delegacia do município registrou 53 ocorrências dessa natureza. A média no município em 2019 é de 6,6 carros levados por mês, contra 10,6 em 2018.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, Franco Julio Felippe, os números refletem o novo patamar alcançado na cidade a partir da implementação do sistema de videomonitoramento e do Setor de Inteligência da corporação, que atua de forma integrada com as outras forças de segurança do município.

“Desde que o sistema passou a funcionar de forma efetiva, é raro um mês em que não flagramos um carro furtado ou roubado em outra cidade. Este ano, por exemplo, registramos ao menos quatro casos. Nossas câmeras ficam ligadas 24 horas por dia e atuam como uma espécie de barreira contra furtos e roubos de veículos”, afirmou Felippe.

Roubos de veículos, roubos e furtos em geral também seguem em declínio no município. Nova Odessa não registrou nenhum caso em maio deste ano. Nos últimos cinco anos, foram sete boletins de ocorrência registrados, contra 8 do ano passado (-12,5%).

Os registros da Polícia Civil novaodessense apontam a diminuição de 11,9% nas ocorrências de outros tipos de roubo, como cargas, bancos, residências e pedestres. Foram 59 nos primeiros cinco meses deste ano, ante 67 de 2018. Furtos também caíram: de 244 vítimas no ano passado para 2016 em 2019, redução de 11,5%.