in

Finais dos Jogos Escolares acontecem nesta 6ª no Ginásio do Santa Rosa

O professor Roger Prado, que ficou à frente da organização dos jogos, destacou a participação dos alunos como ponto alto

Após 47 partidas de diversas modalidades e competições de atletismo, os Jogos Escolares de Nova Odessa terminam nesta sexta-feira. A disputa pelo título de campeão no futsal, handebol e basquete masculino e feminino, além de câmbio – que é o vôlei adaptado -, será realizada no Ginásio Municipal Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa, nesta sexta-feira, a partir das 7h30, com premiação dos campeões logo em seguida. Estão classificadas as escolas municipais Augustina Adamson Paiva, Paulo Azenha, Alvina Maria Adamson, Simão Welsh, Salime Abdo, Almerinda Delegá Delben, Alzira Ferreira Delegá e Dante Gazzetta.

O professor Roger Prado, que ficou à frente da organização dos jogos, destacou a participação dos alunos como ponto alto. “Ao longo do calendário esportivo, muita coisa aconteceu. E o mais importante foi ver o desenvolvimento dos nossos alunos. Eles aprenderam a ganhar e perder em uma emocionante lição de vida”, disse. Para a competição ser realizada, ele trabalhou, desde maio, na organização e logística do evento, bem como na elaboração da tabela de jogos e calendário esportivo.

TOUCHBALL. Para demonstrar a modalidade e divulgar a prática na região, os Jogos Escolares também irão receber provas de apresentação do touchball, o rúgbi escolar, amanhã, às 8h no Estádio Municipal Natal Gazzetta, o Campo do Progresso. “Toda a organização desta parte ficará por conta da Federação Paulista de Rúgbi, que deseja popularizar a modalidade para os municípios”, disse Prado.

Os Jogos Escolares 2018 foram organizados pela Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, em atendimento ao pedido do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. A cerimônia de abertura aconteceu em 20 de setembro, com desfile de escolas, fanfara e acendimento da pira olímpica. As competições foram disputadas pelos alunos da fase II das Emeis (escolas municipais de educação infantil) e do 1º ao 5º das Emefs (escolas municipais de ensino fundamental), movimentando mais de 2 mil alunos.

“O objetivo foi alcançado, em mobilizar e movimentar a comunidade escolar para a prática das modalidades esportivas”, ressaltou o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. Ele ainda destacou como importante a participação dos professores da Educação, que acompanharam e monitoraram os alunos, bem como os do Esporte, que organizaram as partidas e apitaram os jogos.

Para a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, este é mais um dos projetos que termina de forma bem-sucedida em prol do desenvolvimento global do aluno novaodessense. “Durante um mês, deslocamos as crianças em um verdadeiro intercâmbio entre escolas para a realização dos jogos. Tudo isso, somado ao espírito de competição e às provas em si, proporcionaram uma experiência de vida marcante para nossos pequenos. Sem dúvida, um projeto muito bem-sucedido e eu cumprimento todos os envolvidos pelo sucesso”, afirmou.

Veja a tabela dos jogos:

Sexta-feira, dia 19, a partir das 7h30, no Ginásio do Santa Rosa
Jogo 50 – Futsal Feminino: Augustina x Alvina
Jogo 49 – Futsal Masculino: Paulo Azenha x Alvina
Jogo 48 – Handebol Masculino: Simão x Salime
Jogo 51 – Handebol Feminino: Almerinda x Alzira

Sexta-feira, dia 19, a partir das 13h30, no Ginásio do Santa Rosa
Jogo 53 – Basquete Feminino: Simão x Dante
Jogo 54 – Basquete Masculino: Salime x Augustina
Jogo 52 – Câmbio: Simão x Alvina