in

Festa típica da Letônia será celebrada sábado

É a principal festividade da Letônia, país com forte influência cultural na cidade devido à imigração dos letos.

A Associação Brasileira de Cultura Leta realiza no próximo sábado, dia 24, mais uma edição da tradicional “Festa Ligo”, a festividade celebra o dia mais longo, conseqüentemente, a noite mais curta do ano.
Neste ano, a festa irá receber o casal Ilze Farte e Matiss Uskans, naturais da Letônia, eles irão apresentar culinária, danças e músicas típicas da cultura Leta.
Na ocasião, os presentes poderão degustar pratos típicos da Letônia, como: lingüiças defumadas, pãezinhos de bacon, purê de batatas, pão de centeio, batata ao molho e muitos outros.
Com a entrada no valor de R$ 5 (crianças até 12 anos não pagam), o evento é aberto a toda população de Nova Odessa e região. A festa será realizada no sábado, dia 24, a partir das 17 horas, na entrada da rua Emílio Bassora, 439, no bairro Altos do Klavin, em Nova Odessa.

FESTIVIDADE
É um festival da Letônia que decorre de 23 a 24 Junho e destinado a celebrar o solstício (cada uma das duas datas do ano em que o Sol atinge o maior grau de afastamento angular do equador) de verão. O dia de Ligo são feriados.
O Solstício de Verão, chamado Jani, é celebrado anualmente e é considerado o mais importante festival da Letônia. Nesta festa acendem-se fogueiras em todos os cantos do país e as pessoas juntam-se para evocar tradições, cujas origens remontam a milhares de anos.

VISITA
Além de ser apresentarem na Festa Ligo, o casal conheceu os principais pontos de Nova Odessa. E na manhã de ontem, dia 21, Ilze e Matiss estiveram acompanhados de Mauricio Godoy Lopes, na nova sede do Jornal de Nova Odessa, para conhecerem as dependências do jornal.
Nova Odessa
Fundada em 24 de maio de 1905 por Carlos José de Arruda Botelho, então Secretário de Agricultura do estado de São Paulo. Seu nome é devido à visita que o fundador fez à cidade de Odessa, na Ucrânia, de onde trouxe o estilo de suas ruas. Os primeiros colonos eram imigrantes judeus russos, mas não se adaptando abandonaram o empreendimento. Mais tarde foram contatados colonos de origem da Letônia, que deram origem definitiva ao município.