in

Festa das Nações ganha ‘independência”

A tradicional Festa das Nações de Nova Odessa completa 30 anos em 2017

Bill, vereador Pelé e João Zaramelo - Festa das Nações

Este ano, as entidades que comandam a festa decidiram que o evento será ‘independente’ e acontecerá sem aporte financeiro da Prefeitura. A festa será realizada nos dias 6, 7 e 8 de outubro e com a participação de 12 entidades assistenciais.
Nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu o presidente da comissão organizadora do evento, João Zaramelo, que informou a decisão. “A prefeitura sempre nos ajudou muito, mas entendemos que o país todo está em crise e que a festa pode caminhar com suas próprias pernas. Por isso, a partir deste ano, a prefeitura continuará nos apoiando, mas apenas com a cessão do espaço, o trabalho de servidores municipais e outros serviços”, disse Zaramelo.
O prefeito reconheceu a importância da decisão. “A nossa festa agora se equipara aos eventos semelhantes realizados em outros municípios, que acontecem independente da participação da Prefeitura. Nós continuaremos ajudando as entidades com o repasse financeiro que é feito todo mês, mas a Festa das Nações hoje caminha independente”, disse.
A dinâmica da festa, segundo Zaramelo, continua a mesma. O recinto será fechado e cada entidade comandará sua barraca que representa um país. “O modelo do evento já deu certo e continuará assim. Estamos finalizando os acertos para este ano, mas o fechamento e a segurança interna serão mantidos”, explicou. A 30ª Festa das Nações contará com a participação de 12 entidades, que servirão em suas barracas os pratos típicos da Alemanha, Letônia, França, Estados Unidos, Itália, Portugal, Inglaterra, China, México, Hawai, Brasil e Austrália.
As entidades utilizam os recursos conseguidos no evento para manutenção de suas atividades durante o ano. Participam do evento Rotary Clube, Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa, Comunidade Geriátrica; Avano (Amigos dos Veículos Antigos de Nova Odessa), Lions Club, Associação Amigos do Casulo, Caminho de Damasco, Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais), Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Brasileira de Cultura Leta, SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) e Apadano (Associação dos Pais, Amigos e Deficientes de Nova Odessa).