in

Falta de vagas para estacionar na área central da cidade preocupa motorista e comerciantes

Em dias de semana, é preciso dar voltas e perder um tempo considerável para encontrar uma vaga para estacionar

Quem possui um veículo sabe o quão difícil está estacionar nas ruas próximas à área central de Nova Odessa. O excesso de veículos e a falta de espaço para estacionar, têm causado descontentamento nos motoristas. “Eu já venho ciente que não vou estacionar próximo do meu destino. E a dificuldade para achar uma vaga só tende a piorar, já que, a frota de veículos aumenta a cada dia”, lamentou o motorista Mário, de 31 anos.
Em dias de semana, é preciso dar voltas e perder um tempo considerável para encontrar uma vaga para estacionar. Além da falta de vagas, os motoristas têm que enfrentar os altos preços dos estacionamentos. “A gasolina não está barata, juntando com o valor dos estacionamentos, é um gasto que não estou podendo arcar”, contou o motorista Flávio Domiciano.
Já a proprietária de uma loja de roupas na região central, afirmou que a falta de estacionamento prejudica o comércio, pois inibe a vinda do consumidor para o Centro. “Os clientes reclamam com frequência da carência de espaços disponíveis para deixarem os veículos. O que nos prejudica, porque muitos evitam vir até aqui com medo de deixar os veículos muito longe dos destinos”, explicou a comerciante Janaina Mayra.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Questionada a respeito de possíveis soluções para minimizar o problema, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Odessa enviou uma nota sobre o assunto. “O secretário adjunto de Governo, Franco Júlio Felippe, que responde também pelo Setor de Trânsito e Transportes, afirmou que recentemente foi alterada sinalização de solo na rua 1º de Janeiro para estacionamento 45º, medida que aumentou em cerca de 30% as vagas. Além desta medida, a Administração contratou através de licitação uma empresa para estudos técnicos na área central. O objetivo é ter um levantamento detalhado para possível implantação de estacionamento rotativo, bem como definição de vagas para deficientes e idosos. Segundo ele, o levantamento deve ficar pronto no próximo ano.
Os dados mais recentes do Denatran (de junho de 2017) apontam que Nova Odessa conta com cerca de 41,2 mil veículos. No mesmo período do ano passado eram 39,9 mil”, finaliza a nota.