in

Falta de monitores preocupa pais de alunos da Escola Theresinha Merenda

De acordo com contrato, Prefeitura é responsável por manter servidor para cuidar das crianças; Administração classificou o caso como “pontual” e disse que problema já foi resolvido

falta-de-monitores-preocupa-pais-de-alunos-da-escola-theresinha-merenda-jno

A falta de monitor no transporte escolar tem preocupado os pais de crianças que estudam na Escola Municipal Theresinha Merenda, no Jardim Bela Vista. Por conta das obras de reforma na unidade de ensino – que estão paralisadas desde o início deste ano (leia mais abaixo) -, os alunos estão sendo levados para a Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil) Vereador Avelino Xavier Alves “Poneis, que fica no Jardim dos Lagos. Vídeo feito por uma mãe, que mostra as crianças no veículo apenas com o o motorista, teve grande repercussão nas redes sociais nesta semana. A responsabilidade por manter um servidor para cuidar dos alunos nos ônibus que fazem o transporte é da Prefeitura.

Priscila Rocha Veiga, mãe de dois alunos, filmou, na segunda-feira (13), o desembarque das crianças, sozinhas, na Escola Theresinha Merenda. “Estão mandando as crianças de 4 anos junto com as crianças de 8 anos no ônibus na escola do Jardim dos Lagos porque a escola Theresinha está com as obras de reforma paradas e não tem monitor na parte da tarde (sic), quando as crianças menores voltam. Então, elas voltam só com o motorista. E essas crianças não poderiam estar andando de ônibus sem monitor, de forma alguma”, denunciou a mãe. Outra mãe, que preferiu não se identificar, endossa a reclamação de Priscila. “Os pais estão bem preocupados e muitos não confiam em mandar os filhos no ônibus e também não podem buscar e levar em bairro muito longe”, disse ela.

No mesmo vídeo gravado por Priscila, é possível ouvir um senhor perguntando sobre o seu neto, que também está sendo obrigado a estudar na escola do Jardim dos Lagos e também deveria voltar para o Jardim Bela Vista, mas não estava no veículo. Áudios de WhatsApp que circulam entre os pais relatam que o menino teria sido “esquecido” na escola.

A reportagem do JNO questionou a Prefeitura de Nova Odessa sobre as denúncias feitas pelos pais de estudantes. A questão dos monitores nos ônibus foi, segundo a Educação, um “problema pontual que ocorreu apenas naquele dia”, já resolvido a partir do dia seguinte, garante a Administração. Sobre o aluno que teria sido esquecido no Jardim dos Lagos, a prefeitura informou que a direção da Secretaria de Educação está apurando o ocorrido e já ouviu a equipe da escola, que relatou que “a própria criança teria informado que seria buscada por sua mãe na porta da unidade”. Como isso não aconteceu, um integrante da própria equipe da unidade de ensino, segundo a prefeitura, conduziu a criança para casa. “Em nenhum momento houve qualquer risco à criança”, traz a nota.

 

Reforma só ficará pronta em 2022, diz prefeitura

 

Além do problema envolvendo a falta de monitor no ônibus escolar, os pais de alunos da Escola Municipal Theresinha Merenda também reclamam da paralisação das obras de reforma da unidade de ensino. “Existe um descaso com a escola Theresinha. A reforma teve início no final do ano passado e prometeram entregar em quatro meses e ainda não está pronta. Estão mandando as crianças, tanto as de 4 anos como as de 8 anos, juntas no mesmo ônibus, para a escola do Jardim dos Lagos. O que a gente pede é que a prefeitura retome e entregue a reforma o mais rápido possível, para que os nossos filhos possam voltar a estudar na escola do bairro onde nós moramos”, pediu Priscila Rocha Veiga, mãe de duas crianças que estudam na escola Theresinha Merenda.

A Secretaria de Educação explicou que a paralisação nas obras deve-se ao fato de que a empresa vencedora da licitação, realizada em 2020, “abandonou” os trabalhos pouco tempo depois de assumir a reformar. Ainda de acordo com a pasta, “se tudo ocorrer bem”, a perpectiva é que a obra seja concluída até o final de 2022.

“As secretarias competentes estão providenciando a rescisão do contrato com penalização da construtora, bem como a convocação da segunda colocada (que pode ou não aceitar continuar o serviço pelo mesmo valor da vencedora, como determina a legislação). Os alunos foram remanejados para outras unidades da Rede Municipal, sem prejuízos. Mais informações serão dadas assim que disponíveis”, traz a nota.