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Falha na coleta de lixo é alvo de queixas

Administração municipal explicou que como forma de “retaliação” funcionários, responsáveis pela coleta, faltaram ao serviço

Em comunicado publicado em suas redes sociais, a Prefeitura de Nova Odessa explicou o motivo da falha na coleta do lixo. “Como forma de retaliação, alguns servidores que compõem duas das seis equipes responsáveis pela coleta de lixo não compareceram ao trabalho no último sábado, dia 14, e reduziram consideravelmente o ritmo na segunda, dia 16, e terça-feira, dia 17, afetando a coleta em alguns bairros”, explicou, em nota, a Prefeitura de Nova Odessa.

Ainda de acordo com o comunicado, a “retaliação” é por conta do corte de horas-extras, determinadas pelo Ministério Público do Trabalho. “O serviço de coleta de lixo está passando por uma reestruturação diante da determinação do MPT, para que promova adequação das horas-extras e do registro de ponto dos servidores que realizam o trabalho no município”, esclareceu.

TRANSTORNOS

O caminhão, que costuma passar três vezes por semana, fez a última coleta na quinta-feira, dia 12, foi o que contou uma moradora do bairro Santa Luiza. “Aqui no bairro, a última vez que o caminhão passou foi na quinta-feira. É só olhar nas lixeiras, não tem uma vazia”, relatou a moradora.

Além das lixeiras superlotadas, o mau cheiro e animais que são atraídos pelo lixo foram alvos de queixas. “Os cachorros acabam abrindo as sacolas e espalhando o lixo. Isso é complicado porque eles deixam de recolher, vai acumulando e chega uma hora que não temos mais onde colocar. Fora o mau cheiro!”, lamentou a munícipe.

Diante dos transtornos causados a população, a administração municipal garantiu que medidas estão sendo tomadas para minimizar os contratempos. “A Administração vai verificar as medidas cabíveis e atuar no intuito de minimizar os transtornos que estão sendo causados à população, a quem a Prefeitura de Nova Odessa pede desculpas e, ao mesmo tempo, compreensão”, diz a nota. Ontem, dia 18, a coleta já havia sido normalizada. Veja a nota na integra:

Em função do que considera uma série de informações improcedentes e desencontradas que têm sido alardeadas por fontes externas, a Prefeitura de Nova Odessa vem a público nesta terça-feira, dia 17, explicar à população os seguintes fatos:
– O serviço de coleta de lixo está passando por uma reestruturação diante da determinação do MPT (Ministério Público do Trabalho), para que promova adequação das horas-extras e do registro de ponto dos servidores que realizam o trabalho no município.
– Como forma de retaliação, alguns servidores que compõem duas das seis equipes responsáveis pela coleta de lixo não compareceram ao trabalho no último sábado, dia 14, e reduziram consideravelmente o ritmo nesta segunda, dia 16, e terça-feira, dia 17, afetando principalmente os seguintes bairros: jardim Alvorada, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesias e Green Village (no sábado); São Manoel (na segunda-feira); Campos Verdes, Vila Nova, Terra Nova e parte do Santa Luiza (nesta terça-feira).
– Por entender que está havendo descumprimento injustificado do cronograma de coleta de lixo – que é um serviço essencial e de prioridade no município -, a Administração vai verificar as medidas cabíveis e atuar no intuito de minimizar os transtornos que estão sendo causados à população, a quem a Prefeitura de Nova Odessa pede desculpas e, ao mesmo tempo, compreensão.
– por fim, a Administração informa que fornece todos os EPI’s (equipamentos de proteção individual), conforme determina a legislação.