in

Faixa elevada garante mais segurança na travessia de pedestres idosos

Setor de Trânsito de Nova Odessa implanta faixa em frente ao Clube da Melhor Idade

Faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao Clube da Melhor Idade.

A Prefeitura de Nova Odessa, através do setor de Trânsito, implantou esta semana uma faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao Clube da Melhor Idade. O objetivo é proporcionar a travessia mais segura às pessoas acima de 60 anos e que são frequentadoras do espaço, tendo em vista que os veículos têm de parar no local. O Clube possui mais de 2 mil idosos cadastrados e aptos a frequentar as 15 atividades gratuitas disponibilizadas, que foram retomadas nesta terça-feira, dia 1º.
A benfeitoria foi realizada pela equipe da Prefeitura com auxílio de funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Além da pintura de sinalização de solo e a afixação de placas indicativas, o local recebeu massa asfáltica para elevar o trecho de travessia, assim como canaletas de escoamento de águas pluviais, que ainda serão aperfeiçoadas.
“Era um pedido da primeira-dama Andréa Souza (presidente do Fundo Social de Solidariedade), atendendo reivindicação de idosos que frequentam o Clube”, confirma o secretário-adjunto de Governo, Franco Júlio Felippe. A faixa elevada foi instalada de acordo com a Resolução 495, do ano de 2014, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece padrões e critérios para a melhoria.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade destaca a necessidade da solução de engenharia de tráfego. “Era uma medida necessária, porque infelizmente muita gente não parava o veículo, mesmo com a faixa de pedestres demarcada no chão”, pondera Andréa Souza. “Com a faixa elevada, há uma conscientização maior das pessoas, de parar pros idosos atravessarem”, completa.
O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa possui mais de 2 mil pessoas com 60 anos ou mais cadastradas e aptas a frequentar as atividades oferecidas no local: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Exercícios Funcionais e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó), além de grupos específicos de trabalho com diabéticos e hipertensos.