fabio-soria-e-mais-um-secretario-a-abandonar-o-governo-leitinho-jno
in

Fabio Sória é mais um secretário a abandonar o governo Leitinho

Titular da pasta de Assuntos Jurídicos aceitou proposta de trabalho e não faz mais parte da Administração; prefeito já perdeu mais da metade dos nomes anunciados no início do mandato

O secretário de Assuntos Jurídicos, Fabio Sória, não faz mais parte do governo do prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e é mais um integrante do primeiro escalão a abandonar a prefeitura. Leitinho, aliás, já perdeu mais da metade dos nomes anunciados no início do seu mandato, uma vez que 6 das 11 secretarias municipais têm titulares diferentes daqueles que iniciaram a administração, isso em janeiro de 2021, ou estão com os cargos vagos. Segundo a assessoria de imprensa, Sória “aceitou convite em outro lugar e nos deixou”. A Prefeitura não informou se ele vai seguir trabalhando em órgãos públicos ou na iniciativa privada. A reportagem não conseguiu contato com Sória para repercutir a sua saída.

Sória engrossa a lista de secretários que foram anunciados por Leitinho e, por motivos distintos, não estão mais em Nova Odessa. Além do ex-titular da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Leitinho perdeu o secretário de Meio Ambiente, Walter Bonaldo; o secretário de Saúde, Nivaldo Luiz Rodrigues; a secretária de Administração, Edimara Urel e o secretário de Governo, Marco Antonio Barion, o Russo. A outra mudança no primeiro escalão foi na Chefia de Gabinete – que tem status de secretária -, já que Carlos Fanti foi transferido para o comando da Guarda Municipal.

O primeiro a deixar o governo Leitinho foi o secretário de Meio Ambiente, Walter Bonaldo, no final de setembro. Ele se desligou da pasta por motivos pessoais e “pelo desejo de aceitar novos desafios profissionais”. Quase ao mesmo tempo e com um discurso parecido, o médico Nivaldo Luis Rodrigues deixou a Secretaria de Saúde. A diferença é que Nivaldo aproveitou a ida de Leitinho até Brasília para anunciar o seu desligamento por meio de um vídeo nas redes sociais, no qual lembrou “que trabalhou muito para que Leitinho chegasse onde está”. Nivaldo foi substituído por Silvio Corsini, ex-secretário de Saúde de Monte Mor. Já o cargo de Bonaldo está vago desde a sua saída.

Na sequência, foi a vez de Carlos Fanti deixar o posto de Chefe de Gabinete e ser remanejado para a Guarda Civil Municipal. Neste caso, não houve explicações para a mudança e Fanti foi substituído por Rafael Brochi. Quem também deixou a atual Administração antes mesmo de completar um ano de trabalho foi Edimara Urel, secretária de Administração. O cargo só foi preenchido na última sexta-feira, com a nomeação de Vilson do Amaral, que atuava no segundo escalão do governo. E a perda mais sentida para Leitinho foi a do seu secretário de Governo, Marco Antonio Barion, o Russo, executado com 13 tiros em uma emboscada na manhã do dia 6 de dezembro, quando deixava o prédio onde morava.