in

Excesso de barulho em igreja causa transtornos a moradores

Pastor da igreja disse que a reclamação é perseguição

O som alto de uma igreja localizada na rua 15 de Novembro, no bairro Santa Rosa, têm causado transtornos a moradores do local. Segundo um morador, o excesso de barulho tem atrapalhado a rotina dos vizinhos da igreja.
O morador relatou que a vizinha da igreja, chega a sair de casa quando os cultos começam. “É um absurdo a moradora sair da própria casa por causa do barulho”, lamentou ele.
Mais do que incomodar, som em volume acima do permitido pela lei é poluição sonora. “O barulho dos cultos é o que nos incomodam mais. São praticamente todos os dias, inclusive, durante o dia”, contou outra moradora.
O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Odessa, Luiz Carlos Contato, explicou o que o morador deve fazer quando se sentir incomodado. “Se não houver consenso, o primeiro passo é elaborar um boletim de ocorrência. Depois pegar uma cópia desse boletim e protocolar na Prefeitura de Nova Odessa para que uma fiscalização seja feita”, orientou o presidente.
Para o pastor da igreja, Nilson Xavier Alves, as reclamações são exageradas. “Isso é perseguição. Os cultos vão até as 21 horas, o que é previsto no alvará de funcionamento da igreja”, defende-se ele.
Outra situação relatada pela moradora foi a interdição da rua para a realização de uma atividade. “Eles realizaram um evento na igreja e com isso a rua foi interditada, o que gerou um transtorno pra gente”, contou ela.
De acordo com o pastor, a interdição foi previamente autorizada pela administração municipal. “Nós fechamos a rua com autorização prévia da Prefeitura de Nova Odessa. E tudo foi interditado de maneira organizada”, explicou o pastor.
Mas de acordo com a moradora, os cultos excedem o horário. “Tenho vídeos que provam que os cultos passam das 21 horas, está tudo documentado”, garantiu a moradora.
Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa esclareceu que a interdição de ruas pode ser solicitada por qualquer entidade/associação, no entanto, é preciso autorização prévia da Administração. No caso do evento citado, responsáveis da igreja fizeram a solicitação, cumprindo todo trâmite, com protocolos nos setores necessários.
Quanto ao alvará, a Diretoria de Obras Públicas identificou que o estabelecimento está sem alvará e já notificou os responsáveis para que apresentem a documentação necessária no prazo de 30 dias.