Exame confirma morte por Influenza em Nova Odessa

Em Nova Odessa, a campanha de imunização contra o vírus Influenza começou no dia 10 de abril e seguiu até 4 de maio

Hospital

A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa – órgão ligado à Secretaria de Saúde – recebeu ontem laudo de exame que confirmou a morte de uma mulher de 41 anos pelo vírus Influenza (H1N1), ocorrida no início de junho, no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Segundo a secretaria, a mulher era profissional da saúde, diabética e não tomou a vacina durante a campanha nacional de imunização contra o Influenza, apesar de estar entre os grupos prioritários. Um segundo óbito com suspeita de Influenza está sob investigação.

“O vírus Influenza, que transmite a gripe H1N1 e outras também, pode evoluir para complicações, como pneumonia, e causar situações como internação hospitalar, o que aumenta o risco de outras doenças. Em alguns casos, o paciente pode, infelizmente, evoluir para até para a morte. Por isso, é que nós sempre fazemos o alerta à população sobre a importância de se proteger, ainda mais aquelas pessoas que estão inseridas nos grupos de risco”, destacou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “É fundamental que as pessoas que se encaixam no público-alvo procurem os postos e tomem a dose”, completou.

Em Nova Odessa, a campanha de imunização contra o vírus Influenza começou no dia 10 de abril e seguiu até 4 de maio. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 11.806 doses da vacina, o que representa 82,22% do público-alvo: crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos, profissionais da saúde e professores, pacientes com doenças crônicas, povos indígenas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e presidiários.