in

Estudante de Nova Odessa conquista ouro em Olimpíada de Robótica

O alto desempenho de Lucas Gabriel Valenti, 18 anos, permite o ingresso em universidades públicas, que oferecem vagas para jovens medalhistas em olimpíadas científicas

estudante-de-nova-odessa-conquista-ouro-em-olimpiada-de-robotica-jno
Lucas com a mãe Eléia Cristina

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) distribuiu esta semana as medalhas dos vencedores da edição 2020 da competição. O estudante de Nova Odessa Lucas Gabriel Valenti, 18 anos, foi um dos vencedores da competição e, nessa segunda-feira, dia 10, recebeu a medalha de ouro das mãos da equipe da Escola SESI, onde concluiu o Ensino Médio no ano passado.

Além de aluno SESI, Lucas participou do programa Jovem Aprendiz pelo SENAI. Com a conquista da medalha, ele poderá ingressar em um curso de graduação em áreas correlatas de universidades públicas, como Unicamp, USP e Unesp. As Instituições reservam uma porcentagem de suas vagas a estudantes com alto desempenho em olimpíadas de conhecimento, como a de Robótica.

Embora não tenha decidido qual universidade cursar, Lucas tem certeza de que quer seguir na área de robótica e eletrônica. “Achava interessante o SESI oferecer o projeto de Robótica. Após um processo seletivo, consegui integrar o time oficial do SESI, que representava a Instituição em diversas competições e torneios. Adquiri muito conhecimento e vejo que evolui também como pessoa. A medalha não é uma conquista somente minha, mas da escola e dos professores, pois sempre recebi todo o apoio e incentivo”, conta.

Para Diogo Takamori Barbosa, orientador de Educação Digital do SESI Nova Odessa, a escola incentiva a participação de alunos em olimpíadas, pois é uma forma de ter contato com todo o processo de preparação, além de proporcionar uma experiência de vida. “A Olimpíada de Robótica, embora voltada para a área de ciência e tecnologia, tem uma prova ampla em termos de conhecimento, pois é interdisciplinar e envolve outras habilidades, como Português, Inglês e História”, afirma. A Robótica integra a grade curricular do SESI e o professor responsável pela disciplina em Nova Odessa é Diego Bazan Generozo.

Durante a entrega da medalha, Lucas estava acompanhado da mãe Eléia Cristina Silva. Também estiveram presentes o diretor do Centro de Atividades (CAT) do SESI, André Vigneron; a diretora escolar do SESI Nova Odessa, Magda Pizzoquero; a coordenadora pedagógica Janice Furlan; e o professor de Geografia Pedro Henrique Pavanello.

Inscrições abertas 

A edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas. Na modalidade teórica, o prazo é até 19 de maio. A modalidade prática tem inscrição até 16 de junho. Em 2020, 389 alunos do SESI no estado de São Paulo foram medalhistas, sendo 90 de ouro, 33 de prata, 84 de bronze e 182 de honra ao mérito.