in

Estradas rurais na região do Vale dos Lírios, em Nova Odessa, recebem manutenção

estradas-rurais-na-regiao-do-vale-dos-lirios-em-nova-odessa-recebem-manutencao-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, vem acelerando o trabalho de manutenção das estradas rurais do município desde o início de dezembro, principalmente por causa do período de fortes chuvas. Depois de realizar ações na região da Fazenda Velha, Campo Belo, Guarapari e Recanto do Sol, no último sábado foi a vez dos trabalhos chegarem na região do Vale dos Lírios.

De acordo com o secretário-adjunto da pasta, engenheiro Renan Cogo da Silva, a equipe da Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento, com a ajuda de uma motoniveladora, iniciou o trabalho de nivelamento do piso e aplicação de pedras na estradas de terra que servem ao bairro de chácaras de veraneio.

“Apenas em janeiro, choveu mais de 200 milímetros em nossa cidade, o que já é um grande volume. Quando o prefeito Leitinho (Claúdio José Schooder) assumiu, priorizamos o trabalho de manutenção das estradas rurais, que apresentavam grande dificuldade de mobilidade aos moradores e produtores. Além disso, tivemos que recuperar o maquinário, que se encontrava quebrado. Em poucos dias recuperamos a lâmina e os pistões foram trocados, o que possibilitou colocar a motoniveladora (Patrol) novamente em operação”, explicou Silva.

Com a motoniveladora em operação, foi estabelecido cronograma de prioridades e, já no último sábado (30/01), os trabalhos foram iniciadas na estrada que liga o Vale dos Lírios à cidade de Americana. “Em um mês, conseguimos avançar muito nos trabalhos de manutenção das estradas rurais, especialmente a partir do momento que a motoniveladora foi consertada. Existem muitas estradas rurais e, por meio de cronograma, todas elas serão atendidas”, destacou o subsecretário.

VARREDEIRA

Outro equipamento que estava parado na garagem municipal por falta de manutenção era a varredeira mecânica. Adquirido em 2019 por R$ 330 mil, a varredeira mecânica estava sem funcionar desde o segundo semestre do ano passado. A Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, diante da necessidade e responsabilidade com os equipamentos públicos, realizou o conserto da varredeira, voltando a operar a partir do dia 21 de janeiro.

“Todas as máquinas que tiverem conserto serão recuperadas, reforçando a nossa frota”, destacou a secretária de Obras, Projetos e Planejamento Urbano Miriam Cecília Lara Neto. Com a liberação, a varredeira mecânica voltou a operar pela região central do município. Equipada com motor de três cilindros, ela conta com caçamba com capacidade para armazenar 800 litros de resíduos que são recolhidos das vias públicas.