Estado reforça leitos de UTI na Região Metropolitana de Campinas já a partir desta quarta-feira

Os prefeitos decidiram medir, nos próximos dias, os efeitos da Fase Emergencial do Plano São Paulo, que entrou em vigor na segunda-feira

estado-reforca-leitos-de-uti-na-regiao-metropolitana-de-campinas-ja-a-partir-desta-quarta-feira-jno
Diretor-executivo Benjamim Bill Vieira de Souza, e diretora-adjunta técnica, Juliana Villalba, participam da reunião online com os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas)

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) terá, já a partir desta quarta-feira (17), 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus. Eles entrarão em funcionamento no HES (Hospital Estadual de Sumaré). Até sexta-feira, dia 19, outros dez leitos de alta complexidade e mais 36 leitos de enfermaria serão criados no Hospital de Clínicas da Unicamp. E até o dia 29 deste mês, entram em funcionamento os 25 leitos de UTI e 5 leitos de enfermaria no AME Campinas (Ambulatório de Especialidades Médicas) anunciados recentemente pelo governador João Doria.

O cronograma foi apresentado aos 20 prefeitos da RMC pela diretora de planejamento da DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), Carla Fortuna, em reunião virtual realizada pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e comandada pelo presidente em exercício do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento) e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Durante o encontro, os chefes do Poder Executivo da região decidiram também que vão pleitear junto ao governo estadual a criação de um hospital de campanha com leitos de enfermaria para atender os pacientes das 20 cidades. O pedido será levado ao Estado pelo diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza. “Vários prefeitos relataram que enfrentam dificuldade não apenas no que diz respeito aos leitos de alta complexidade (UTI), mas também em relação aos leitos de enfermaria e por isso propuseram a criação de um hospital de campanha neste sentido, para que os pacientes regionais possam ser atendidos da melhor maneira possível. E esse pedido será levado ao governador João Doria”, explicou Bill.

Ainda durante o encontro virtual, o prefeito de Campinas, Dário Saad, propôs a adoção de medidas regionais mais restritivas visando diminuir a circulação de pessoas. Contudo, os prefeitos decidiram medir, nos próximos dias, os efeitos da Fase Emergencial do Plano São Paulo, que entrou em vigor na segunda-feira (15) e, não havendo melhora no quadro regional, discutir a implantação de novas ações. Uma nova reunião ficou agendada para sexta-feira, às 9h. “Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira, com a possibilidade de um encontro extraordinário antes disso, se for o caso”, disse Saad.