Estado quer iniciar vacinação de crianças em janeiro

Governo já pediu autorização à Anvisa para imunizar meninos e meninas de 5 a 11 anos de idade; 4,5 milhões de carteirinhas já foram confeccionadas pela Secretaria de Comunicação

estado-quer-iniciar-vacinacao-de-criancas-em-janeiro-jno

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta semana que está articulando, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aprovação emergencial da Coronavac para vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Segundo ele, o grupo deverá começar a receber imunizantes contra a Covid-19 no Estado de São Paulo já no início de janeiro de 2022, “com ou sem aprovação do Ministério da Saúde”.

Doria destacou ainda os resultados positivos que o imunizante produzido pelo Instituto Butantan já apresentou no Brasil e em outros países desde que começou a ser aplicado. “São Paulo sempre defendeu a medicina, a ciência, a saúde e a vida. E vai continuar a fazê-lo, por isso autorizamos a produção das carteirinhas de vacinação para crianças, porque confiamos que teremos a vacina para as crianças logo no início de janeiro, com ou sem aprovação do Ministério da Saúde. Aqui, a questão não é a formalização, é a proteção à vida, às pessoas, aos nossos filhos, a essas crianças vulneráveis diante de uma pandemia que já levou milhares de vidas”, explicou o governador.

Doria lembrou que outros países da América do Sul já autorizaram a vacinação em crianças. “E tudo que nós não queremos é que a vida dos nossos filhos e netos sejam também levadas. São Paulo vai fazer todos os esforços possíveis para a aquisição da vacina para as crianças e está gestionando também, junto à Anvisa, respeitando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a sua qualidade, para que possa avaliar e autorizar o uso emergencial da vacina Coronavac — que já se mostrou eficaz produtiva e adequada em vários países, inclusive aqui, na América do Sul, no Chile e no Equador — para vacinação de crianças. E assim vamos seguir, acreditando e apoiando a ciência e a vida”, afirmou o governador.

 

CARTEIRINHAS

 

A Secretaria de Comunicação já elaborou o layout que será usado em cerca de 4,5 milhões de carteiras de vacinação destinadas exclusivamente ao público infantil. O documento para controle das doses aplicadas em crianças será usado em todos os locais de vacinação contra o coronavírus. O design privilegia o topo do documento na cor amarela e a hashtag #VacinaJá em letras coloridas. A antecipação de etapas administrativas é considerada fundamental para agilizar a aplicação em crianças, medida que já foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).