A escuridão está sendo uma companhia constante e indesejada para moradores que circulam pela região da Rua Alexandre Bassora, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Nova Odessa. O problema se concentra no Calçadão da Feltrin, uma das áreas mais movimentadas do bairro, onde a falta de iluminação pública está colocando em risco a segurança dos moradores e aumentando o clima de abandono na região.
Há meses, quem depende do calçadão para caminhar, trabalhar ou simplesmente se deslocar pelo bairro ao entardecer e à noite vive com medo.
Com uma completa falta de manutenção por parte dos responsáveis pela iluminação, o local se transformou em um ponto vulnerável a assaltos, acidentes e sensação de insegurança.
“Isso aqui está um breu total. Quem passa a pé ou de bicicleta corre risco o tempo todo. Já teve gente que caiu e o medo de assalto? A gente paga imposto e o mínimo que a Prefeitura tem que garantir é iluminação pública decente. O que mais revolta é o descaso”, disse um morador que pediu para ser identificado apenas como Fernando.
A situação do Calçadão da Feltrin é alarmante. À noite, a paisagem muda drasticamente: um trecho que poderia ser ponto de encontro para jovens, espaço para caminhadas e prática de atividades físicas apenas, se torna um corredor perigoso, espantando famílias e criando um ambiente propício para ações criminosas.
“É muito triste ver que a gente mora aqui há anos e não tem nem luz. Enquanto isso, em outras regiões da cidade a iluminação já foi trocada. Aqui parece que esqueceram que moramos em Nova Odessa também”, reclamou.
O morador pede que a Prefeitura de Nova Odessa trate o caso com a seriedade que merece. “Não se trata de luxo, mas de uma questão básica de segurança e dignidade. A cidade não pode conviver com áreas que são deixadas de lado. A gente não está pedindo favor. Iluminação pública é um direito. Se a Prefeitura não consegue trocar uma lâmpada, como vai resolver problemas maiores?”.
O entorno do Cemitério de Nova Odessa, na região da Rua Heitor Penteado, também é motivo de reclamações por moradores da região central. Há um apagão que se arrasta devido à queima de lâmpadas nos postes de iluminação pública na área. A falta de luz causa insegurança, medo e desconforto.
OUTRO LADO
A Secretaria de Obras enviou nota à redação do JNO, onde ressalta “que a Rua Alexandre Bassora possui sistema de iluminação pública plenamente operacional em toda a sua extensão. Tal sistema atende a todos os quesitos técnicos para a largura da via em questão, sendo suficiente para iluminar as duas laterais da rua.
Já o sistema complementar de iluminação ornamental ao longo do calçadão (do lado oposto em relação ao sistema de iluminação pública em funcionamento) teve sua fiação furtada por meliantes por três vezes consecutivas.
Uma solução definitiva para o problema do furto dos cabos da iluminação ornamental está em avaliação pela pasta, e mais informações serão passadas à comunidade assim que disponíveis”, finaliza a nota.