in

Erosão no Complexo Esportivo do Santa Rosa preocupa moradores

O local é destinado para a construção de uma pista de atletismo

Moradores da rua Anchieta, em Nova Odessa, estão preocupados com a falta de realização de obras para conter a erosão que está se formado no entorno do Complexo Esportivo do jardim Santa Rosa.
O problema, segundo relatos de moradores do local já dura quase dois anos. “Eles (prefeitura) fizeram uma comoção sobre a construção da primeira pista de atletismo da cidade aqui ao lado do Ginásio, mas dois anos se passaram e o que sobrou foi um buraco cada vez maior”, relatou um dos moradores.
A ordem de serviço para a construção da pista foi assinada em setembro de 2015, na ocasião, com valor de R$ 188.950,70 para fazer a pista.
Mas para os moradores, a preocupação é com a estrutura das moradias. “Minha preocupação não é com a pista, eu já estou velho e nem vou usar, minha preocupação é com a erosão que a cada dia fica maior. Tenho medo que isso chegue até a minha residência”, relatou ele.
Ele ainda contou que já procurou a Prefeitura de Nova Odessa para exigir uma solução. “Sabemos do momento de crise, mas se a pista não for construída, que pelo menos uma barreira de contenção seja colocada aqui”, sugeriu o morador.
Questionada, a Prefeitura de Nova Odessa enviou o seguinte esclarecimento: “Importante esclarecer que a Administração chegou a iniciar os serviços, com realização das obras de terraplanagem, no entanto, na época foi detectado um problema na rede de galeria pluvial da área onde seria construída a pista. Segundo a Diretoria de Obras, a rede é antiga e sua ligação foi feita próxima à calçada (normalmente, a tubulação é feita no meio da rua), fato descoberto apenas quando as obras foram iniciadas. Na época, também, foi detectada necessidade de intervenção nas obras do Corredor Metropolitano executadas pelo governo do estado, através da EMTU. Com as fortes chuvas que ocorreram no período, técnicos da Diretoria de Obras identificaram que não estava ocorrendo o escoamento adequado, afetando diretamente a área em que a pista seria construída e agravando os problemas já detectados durante a terraplanagem.
A erosão citada por você é decorrente, entre outras coisas, da situação descrita acima. A Prefeitura se reuniu com técnicos da EMTU solicitando intervenções. O governo estadual assumiu necessidade de reparos, no entanto, devido aos problemas relacionados à empresa que realizava as obras do Corredor Metropolitano, o contrato foi cancelado, sendo necessário abertura de contratação de nova empresa, o que aconteceu recentemente. Quando as obras forem executadas pelo Governo Estadual, será possível à Administração fazer as interligações de rede necessárias para corrigir a situação e, então, dar continuidade à construção da pista de atletismo”, esclareceu a administração municipal.