in

Entregue pelo prefeito Bill, primeiro Parque Linear de Nova Odessa muda a região do São Manoel

O arquiteto Antonio Luiz Ribeiro, responsável pelo projeto, parabenizou o prefeito Bill pelo empreendimento

entregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jno

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza inaugurou na manhã desta terça-feira (29) o primeiro Parque Linear de Nova Odessa. Fruto de um investimento de R$ 2,3 milhões, a nova área de lazer foi implantada no bairro 23 de Maio, região do Jardim São Manoel, por meio de parceria com a iniciativa privada.

A entrega foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, além de secretários, representantes de empresas responsáveis pela obra e por Lourdes Aprígio, esposa do ex-vereador Celso Gomes Reis Aprígio, o ‘Celso da Concrenova’, que morreu em 2018 e dará nome ao parque, conforme prevê projeto de lei que tramita na Câmara Municipal.

Aberto ao público, o Parque Linear tem pistas interna e externa para caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, minicampo de areia, estacionamento próprio, iluminação com luminárias de LED, árvores nativas e frutíferas.

A intervenção ainda contemplou a limpeza e a retificação do Córrego Capuava, a instalação de uma ponte de alumínio reforçado – medindo 1,20 metro de largura por 20 metros de comprimento, que substituiu a anterior, deteriorada pela ação do tempo – e a construção de dois quiosques com banheiros.

O novo espaço que transformou a região era um sonho antigo do prefeito. Havia sido planejado no início de seu governo, em 2013, e adiado por conta da grave crise financeira que atingiu o país. “É um orgulho entregar essa obra. A população da região do São Manoel sofreu durante muitos anos com poucos investimentos, que resultaram em dificuldades aos moradores. Por isso, tivemos um olhar carinhoso para essa região, assim como temos olhado para toda a cidade”, afirmou o prefeito Bill.

Ex-moradora da região, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, ressaltou a importância do novo parque para a diversão das famílias. “Eu morei no Jardim Éden durante muitos anos e sei o quanto esse espaço será importante para os moradores. Ver essa grande obra é muito gratificante, pois vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, comentou Andréa Souza, visivelmente emocionada.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município, Josias Queiroz, também ressaltou o impacto do novo parque para a população. “Uma obra desse porte vai trazer mais qualidade de vida para os moradores da região do São Manoel e de toda a cidade, que é uma das melhoras para se viver na região. Tudo isso é fruto da gestão do prefeito Bill”, avaliou Queiroz, que falou em nome de todo o secretariado presidente.

O arquiteto Antonio Luiz Ribeiro, responsável pelo projeto, parabenizou o prefeito Bill pelo empreendimento

“Tivemos o prazer de desenvolver o projeto e a obra, em cooperação com a Prefeitura. Proporcionar à cidade um parque linear dessa qualidade é uma iniciativa espetacular”, disse Ribeiro, que representou a empresa parceira. O representante da empreiteira que construiu o parque, Willian Almendros, participou do ato.

Também acompanharam a entrega o chefe de Gabinete André Faganello, os secretários José Carlos Belizário, o ‘Zé da Padaria’ (Obras), Edson Barros de Souza, o ‘Nenê Gás’ (Meio Ambiente), Eduardo Gazzetta (Governo), Vanderlei Cocato (Saúde), Claudicir Brazilino Picolo (Educação), Júlio Camargo (Administração), Mara Beatriz Kilmeyers (Finanças), Regina Pocay (Desenvolvimento Econômico), Alessandre Pimentel (Assuntos Jurídicos) e o diretor da Guarda Civil Municipal, Nilton César Alves.

*CONCEITO*. Parques lineares ou greenways são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. Normalmente, maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. O próprio termo greenway (“caminho verde”, em português) é uma referência a cinturões de vegetação associadas ao tráfego não motorizado, indicando movimento – de água, pessoas, animais, entre outros.

entregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jnoentregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jnoentregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jnoentregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jnoentregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jno

entregue-pelo-prefeito-bill-primeiro-parque-linear-de-nova-odessa-muda-a-regiao-do-sao-manoel-jno

Isabella Uliani