in

Encontro de Pit Bulls acontece pela primeira vez em Nova Odessa

O evento tenta acabar com fama de agressividade da raça

Neste domingo, dia 5, o Ginásio Municipal Jaime Duarte, no jardim Santa Rosa, recebe o 1º Encontro de Pit Bulls, em Nova Odessa. O evento organizado por criadores de cães das raças Pit Bull e American Bully é gratuito e tem início às 8h.
De acordo com um dos organizadores, o encontro pretende desmistificar a agressividade relacionada ao animal. “Será um domingo para toda a família, nosso objetivo é esclarecer o preconceito que a raça enfrenta por ser vista como violenta”, explicou Junior Tadeu.
No encontro, além dos animais, haverá demonstração de adestramento, veterinário, Pet Shop, especialistas da raça, brindes e sorteios. As pessoas também terão a oportunidade de interagir com os cães e conhecer um pouco mais sobre a raça. O ginásio fica na rua João Bassora, 543, no jardim Santa Rosa.

A RAÇA
Algumas pessoas podem não saber, mas a raça, carinhosamente, apelidada de Pit Bull, no Brasil, é uma abreviação do nome American Pit Bull Terrier. As raças do tipo Terrier, que incluem o Pit Bull, foram criadas no início do século XIX, na Inglaterra. Os que apresentam a denominação Bull, em especial, tinham o objetivo de participar de esportes com touros e outros animais de grande porte.
Quando estes esportes foram proibidos, algumas pessoas perceberam o potencial do Pit Bull como um cão de briga, em função de sua coragem e obediência, e buscaram introduzir a agressividade em sua linhagem genética. Por outro lado, eles cultivaram o traço hereditário de não morder humanos, com o objetivo de poderem separar os cães após as brigas, sem o risco de serem mordidos.
No momento em que foram levados para fora da Inglaterra, em especial para os EUA, seus criadores buscaram desenvolver um cão menos agressivo, mais ligado à capacidade de trabalhar e proteger a família.
Durante muito tempo, a imagem do Pit Bull foi ligada à agressividade de maneira injusta, pois as pessoas perceberam que era possível aliar sua força e intensidade ao alto nível de obediência, natural da raça, utilizando estas características para criar cães de briga.
Na realidade, são cães carinhosos e brincalhões, que – quando são devidamente treinados e recebem um ambiente saudável – representam ótimos companheiros para a família. Em muitos lares, são utilizados como uma espécie de protetor das crianças, pois são muito zelosos em relação à sua segurança.
Além de afetuosos, são extremamente atentos em relação ao ambiente, o que os torna ótimos cães de alerta.
O Pitbull é um cão que exige bastante atenção e uma grande quantidade de exercícios diários, que incluem caminhadas, corridas e brincadeiras. É também, importante que sejam treinados desde cedo em relação à sua obediência, pois podem se tornar muito teimosos.
Atualmente, é um cão companheiro e ótimo para a família, tendo apego e zelo especial em relação a crianças. No Brasil, em função de cruzamentos irresponsáveis e despreparo de diversos criadores, estes cães ficaram estigmatizados por algum tempo como agressivos e temperamentais. Atualmente, esta imagem já está se modificando através de cruzamentos mais planejados e inteligentes, aliados com boa educação amor e poder de liderança.