in

EMTU inicia obras de contenção de enxurradas no bosque Manoel Jorge

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) iniciou esta semana as obras de engenharia que vão recuperar o Bosque Manoel Jorge, no jardim Santa Rosa, em Nova Odessa. As melhorias, realizadas através de uma empresa contratada, atendem pedido feito pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. O objetivo é evitar erosões na área interna do bosque e o assoreamento da lagoa, durante a ocorrência de chuvas.

“É uma obra complementar do Corredor Metropolitano Noroeste, em acordo feito pelo prefeito Bill com a EMTU”, destacou o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Tiago Lobo. Antes desta etapa, a Secretaria de Meio Ambiente fez a retirada de árvores e troncos que atrapalhavam a entrada dos equipamentos.

Estão sendo construídos gabiões e muros de arrimo para contenção de erosão, assim como escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial das águas provenientes da Avenida Ampelio Gazzetta, até a lagoa dentro do bosque. Assim, a enxurrada que desce do lado do Ginásio de Esportes será canalizada e não levará mais consigo as terras, o que ocasionava erosões e o assoreamento da lagoa.

Publicidade
dom-bosco-jno

Conforme explica o secretário de Obras, a principal melhoria proporcionada será a contenção de águas pluviais. “Com a canalização, a lagoa servirá também como uma espécie de piscinão natural. Por exemplo”, disse Tiago. “Iremos amenizar o acúmulo de água de chuvas no entorno da Rodoviária”. A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins também acompanha de perto todos os trabalhos.

“As supressões de árvores realizadas no Bosque Manoel Jorge foram todas feitas dentro do permitido e no intuito de facilitar a entrada dos equipamentos que vão realizar essa importante obra”, acrescentou a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela. “É uma situação muito antiga e que agora finalmente estará sendo solucionada”, completou o diretor de Obras, Erik Ortolano.