in

Empresário confirma a Leitinho inauguração do Parque Industrial São Lourenço II neste ano

empresario-confirma-a-leitinho-inauguracao-do-parque-industrial-sao-lourenco-ii-neste-ano-jno

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu na quinta-feira (14) as visitas dos empresários Lourenço Chohfi Filho e seus filhos, Bruno Chohfi e Lourenço Chohfi Neto, que confirmaram a inauguração, para o último trimestre de 2021, do Parque Industrial São Lourenço II, empreendimento que tem capacidade para gerar centenas de empregos na cidade ao longo dos próximos anos.

O empreendimento de quase R$ 500 milhões foi anunciado em 2010 pela Sociedade de Armazéns São Lourenço, da família Chohfi, e fica em uma área industrial de 1 milhão de metros às margens da Rodovia Anhanguera, altura do quilômetro 118, na área do antigo “Hotel Bradesco/Eletropaulo”, em território novaodessense.

“Nossa expectativa é inaugurar até outubro, e devemos trazer imediatamente ao menos uma empresa de grande porte para o empreendimento. Da nossa parte, estamos aqui para ajudar a Prefeitura e Nova Odessa no que for possível, queremos ser parceiros dessa nova gestão”, afirmou o empresário, que adiantou já ter recebido outras consultas de grandes empresas dos setores industriais e de logística também interessadas na locação de espaços.

“Também temos interesse em ser parceiros institucionais das empresas de Nova Odessa, dos empresários que estão expandindo suas atividades na nossa cidade ou se instalado aqui, construindo novas empresas e gerando empregos e renda para nossa população, como a família Chohfi”, disse o prefeito Leitinho – que foi acompanhado pelo chefe de Gabinete, Coronel Carlos Fanti.

Ambos também discutiram a possibilidade de novas parcerias entre a Prefeitura e os Armazéns São Lourenço. Em 2012, por exemplo, a título de contrapartida pela implantação do condomínio industrial na cidade, a empresa construiu e entregou ao Município o “Estádio Lourenço Chohfi”, situado no Jardim São Francisco, bairro mais próximo do empreendimento. O complexo de recreação e lazer possui uma área de 11.370 metros com campo de futebol em tamanho oficial, vestiários, arquibancada para até 600 pessoas e lanchonete. Na época, a empresa investiu aproximadamente R$ 1 milhão na obra.

O Parque Industrial São Lourenço II tem como objetivo a criação de um complexo logístico e industrial de alto padrão que visa atender multinacionais, empresas de logística e indústrias. Na 1º fase, serão entregues aproximadamente 85.000 metros quadrados de área locável. O galpão dispõe de módulos em tamanhos flexíveis ajustáveis para qualquer necessidade ou perfil de ocupação.

O empreendimento foi concebido como um condomínio fechado para proporcionar melhor segurança as empresas ocupantes, com um projeto moderno dentro de exigências internacionais de sustentabilidade, visando obtenção de certificação LEED, e capacidade para acomodar até 210 carretas em seu pátio de 30 mil metros quadrados.

PATRIARCA

Enquanto vereador, Leitinho é o autor da Lei Municipal nº 2.630/2012, que deu a denominação de “Lourenço Chohfi”, pai de Lourenço Chohfi e outras duas filhas (Cláudia e Tânia), e avô de Bruno e Neto, à Rua 01 do loteamento Jardim São Francisco. O patriarca da família faleceu em janeiro daquele ano, aos 86 anos. Ele foi presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira por dois mandatos (1983/1984 e 1985/1986) e um dos principais homens de negócios da comunidade árabe no Brasil.

Nascido em 13 de fevereiro de 1925, Lourenço era filho de Ragueb Chohfi, empresário sírio que criou a Tecidos Ragueb Chohfi, empresa atacadista de tecidos. Lourenço começou sua carreira no comércio como balconista e gerente de loja na Rua 25 de Março, a mais tradicional rua de comércio popular da capital paulista.

Posteriormente, tornou-se diretor e assumiu a propriedade da loja do pai. Sob seu comando, a Tecidos Ragueb Chohfi chegou a vender 13 milhões de metros de tecidos por mês, além de ter filiais em 15 cidades no país. Atualmente, o empresário se dedicava às empresas familiares: Sociedade de Armazéns São Lourenço, Lobea Participações, Imobiliária São Lourenço e a Ragueb Chohfi Empreendimentos Imobiliários Ltda.